6 dicas para se alimentar bem e melhorar a produtividade no trabalho

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11 de março de 2016 - Comentários

Logo após almoçar, você já sentiu fadiga ou vontade de dormir? Uma pequena queda de energia após o almoço é considerada normal devido à digestão do organismo, porém, se isso acaba afetando diversas horas do seu trabalho, tome cuidado! Esta sonolência pode ocorrer por três motivos: você exagerou no prato, comeu rápido demais ou não dormiu bem pela noite.

Além desse sono exagerado não ser bom para você e sua saúde, ele também acaba prejudicando a produtividade no trabalho, fazendo com que você demore muito mais tempo para completar uma tarefa e, até mesmo, se acidente, já que com sono, a sua atenção é desviada mais facilmente, dando espaço para descuidos e falta de proteção.

Viu só como uma boa alimentação é capaz de influenciar diversos fatores do seu expediente? Experimente praticar estas seis dicas no seu dia a dia e perceba as mudanças no seu corpo e no trabalho!

1. Siga uma rotina para se alimentar

Por mais agitado que possa ser o seu trabalho, procure ter um horário fixo todos os dias para se alimentar. O nosso corpo segue um padrão e o nosso relógio biológico precisa disso para se adequar às nossas ações. Crie hábitos!

 2. Quanto mais colorido, melhor!

Você já ouvir falar que quanto mais colorido você montar o seu prato, mais saudável ele será? Pois é! Se você tem o costume de comer fora ou levar marmita para o trabalho, é importante incluir verduras, legumes e fibras: cenoura (laranja), beterraba (roxo), espinafre (verde), tomate (vermelho)…

 3. Exercite-se

Após comer, faça alguns exercícios leves! Vale alongamento, uma pequena caminhada no quarteirão, usar escadas ao invés de elevador, enfim… é bom mexer o corpo para ajudar o sangue a fluir, afastar a fadiga e auxiliar a digestão.

 4. Conheça o seu corpo

Monitore a quantidade de alimento que você precisa ingerir para não sentir fome após três horas. É fundamental que você conheça o seu corpo e o tanto de alimento que ele necessita para se manter. Isso irá ajudar a não exagerar no prato e também a não comer menos do que precisa.

5. Tome café da manhã

Evite pular refeições, principalmente o café da manhã, a alimentação mais importante do dia. Isso o ajudará a não exagerar no almoço e a ter os nutrientes suficientes para um ótimo dia de trabalho!

6. Fique atento ao dia

Observe como estará a temperatura do dia. Em dias quentes, leve alimentos mais leves e com bastante água; para os lanches, prefira frutas, iogurtes e sucos naturais. Isso o ajudará a se sentir saciado e hidratado para trabalhar de forma tranquila.