Conheça os tipos de alicate e suas funções

«Voltar
24 de julho de 2013 - Comentários

Alicates são ferramentas indispensáveis em nosso dia a dia, seja em tarefas domésticas ou mesmo na execução de diferentes trabalhos profissionais, pois, com eles, somos capazes de realizar uma grande variedade de funções e trabalhos.

Puxar, segurar, girar, dobrar e cortar materiais diversos, como, por exemplo, arames e fios, com eficiência e segurança; são esses alguns dos mais corriqueiros trabalhos executados pelos diferentes tipos de alicates.

Hoje, existe no mercado uma série de modelos de alicates, cada qual desenvolvido exclusivamente para a execução de determinada função profissional.

Flickr.com/mtneer_man Alicates bico meia cana, de pressão ou bomba d’água são alguns dos tipos disponíveis no mercado.

Um exemplo de alicate é o modelo Alicate Bomba D’água. Esse tipo de alicate é utilizado especificamente na execução de trabalhos de manutenção hidráulica, como no conserto de encanamentos, torção e aperto de tubos e canos, na colocação de torneiras, porcas, etc.

Por conter múltiplas aberturas dos mordentes, o alicate bomba d’água pode ser utilizado tanto em roscas ou mesmo porcas que contenham diâmetros grandes.

Alicate bico meia cana – Esse modelo de alicate, por conter a ponta especialmente fina, é utilizado em serviços diversos, como na manutenção elétrica ou na realização de trabalhos que sejam de difícil acesso, especialmente no corte e na torção de cabos, fios, etc.

Também são muito utilizados em trabalhos com chapas finas e arames e também em trabalhos artesanais. A variação dos modelos se dá nos tipos de bico, reto ou curvo.

Alicate de pressão – Extremamente versátil, esse modelo de alicate é amplamente utilizado para apertar parafusos e porcas ou na fixação de produtos para solda e cola. Sua eficiência se dá na grande pressão de aperto que consegue exercer.

É importante salientar que, independentemente de quaisquer tipos de alicates e suas funções que venham a ser utilizados, faz se necessário o uso obrigatório do seguinte Equipamento de Proteção Individual para garantir a segurança do profissional:

Luva Multitato: tricotada em fios de poliamida, essa luva possui revestimento em poliuretano e seu acabamento é feito em overloque, oferecendo resistência, impermeabilidade e segurança no manuseio de materiais e ferramentas diversas, dentre elas, os alicates.

 

 

 

Comentários: