Qual a importância do EPI?

Equipamentos de Proteção
Os EPIs variam de acordo com a atividade e são fundamentais para a segurança dos profissionais.

Os Equipamentos de Proteção Individual, EPIs, tem como objetivo a garantia da saúde e da segurança do trabalhador em seu ambiente de trabalho. Esses equipamentos, além de estar em perfeitas condições de uso, também devem ser fornecidos gratuitamente pelas empresas aos seus trabalhadores, assim como o respectivo treinamento e orientação para correta utilização e conservação.

Depositphotos.com/1markim Os EPIs variam de acordo com a atividade e são fundamentais para a segurança dos profissionais.

 

Os EPIs podem variar de acordo com a atividade e os riscos de cada atividade. Abaixo, alguns exemplos de EPI:

Cabe também ao empregador, além da exigência de uso do EPI, as seguintes obrigações de acordo com a Norma Regulamentador 6:

  • Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade;
  • Exigir seu uso;
  • Fornecer ao trabalhador somente o equipamento aprovado pelo órgão, nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
  • Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
  • Substituir imediatamente o EPI, quando danificado ou extraviado;
  • Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;
  • Comunicar o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) qualquer irregularidade observada.

Outro ponto a ser considerado é a redução dos custos ao empregador quando os equipamentos de proteção individual são utilizados da forma correta pelos seus empregados, pois, em muitos casos, empresas que desenvolvem atividades insalubres têm de arcar com um custo adicional dos funcionários que realizam o trabalho e o uso correto do EPI elimina esses custos, pois neutraliza ou elimina os possíveis danos.

É muito importante salientar que muitos trabalhadores desconhecem a forma correta de utilização do EPI e acabam negligenciando seu uso. O uso dos EPIs é de extrema importância tanto para os trabalhadores, bem como para os empregadores e a conscientização de ambas as partes, assim como o respaldo da lei, são meios importantes de garantir a segurança no trabalho.

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.