Tipos de capacete de proteção individual

«Voltar
27 de fevereiro de 2013 - Comentários

Conforme dispõe a Norma Regulamentadora nº 6 (NR6), os Equipamentos de Proteção Individual ou simplesmente EPI, são todos os dispositivos de uso individual utilizados pelo empregado, destinados à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a sua segurança e saúde no trabalho.

Depositphotos.com/minervastock Capacetes previnem dos riscos de ferimentos na cabeça, garantindo segurança ao trabalhador.

Ainda de acordo com a NR6, toda empresa é obrigada a fornecer ao empregado, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

• Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças ocupacionais;

• Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;

• Para atender situações de emergência.

No caso dos capacetes de proteção individual, esses são extremamente importantes e necessários, e previnem os trabalhadores dos riscos de ferimentos na região da cabeça, ferimentos esses que, na maioria das vezes, podem ser fatais.

Assim sendo, estão disponíveis no mercado alguns modelos de capacete de proteção individual. São eles:

 

Esses modelos são principalmente usados para a proteção da cabeça do trabalhador contra: agentes metereológicos (como o trabalho a céu aberto) e trabalho em local fechado, impactos decorrentes de quedas, queimaduras, irradiação solar e choque elétrico.

Há ainda mais um modelo, mais específico que os anteriores:

  • Capacete de proteção tipo aba frontal com viseira.

 

Esse modelo de capacete, com proteção tipo aba frontal e com viseira, é muito utilizado na proteção da face e da cabeça, na realização de trabalhos onde existam riscos de explosões com perigo de projeção de partículas e de queimaduras.

Dentre os tipos de capacetes existentes, pode haver ainda algumas variações, de acordo com a função a ser executada pelo trabalhador. Essas variações compreendem o incremento de dispositivos como suporte para lanternas, no caso de mineradores, e outras funções ainda mais específicas, todavia o formato, função e qualidade desses produtos devem ser sempre certificadas, assim como o seu correto funcionamento, armazenamento e prazo de validade.

Comentários: