5 motivos importantes para investir em segurança do trabalho

«Voltar
28 de agosto de 2015 - Comentários

Um bom ambiente corporativo é aquele com segurança, clima estável e com atenção à saúde física e mental dos colaboradores. Para as empresas que almejam alcançar estes indicadores de sucesso, um das dicas é investir em segurança do trabalho.

Uma empresa com foco em segurança do trabalho tem uma visão humana e real de negócio, já que é possível garantir uma redução de custo significativa, aumento na produtividade, além de agregar valor à marca, impedindo escândalos que afetam a credibilidade e confiança na organização.

Pensar em segurança do trabalho é pensar macro, isso porque esta é uma atividade multidisciplinar que envolve áreas como: psicologia, medicina do trabalho, saúde, engenharia, ergonomia, higiene no trabalho, meio ambiente, combate a incêndios, entre outras. A aplicação desta atividade leva em consideração o ramo de atuação da empresa, ou seja, para cada segmento existe normas e regras específicas.

Conheça os cinco principais motivos para focar em segurança do trabalho:

1 – Organização
Investir em segurança do trabalho permite criar processos, gerando aumento de produtividade, uma vez que o colaborador se sente acolhido com os cuidados e atenção da empresa.

2 – Evita acidentes de trabalho
Previne doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, além de manter todos orientados em como praticar suas atribuições com segurança.

3 – Redução de custo
O trabalho preventivo evita os custos onerosos de afastamentos, ações judiciais e prejuízos materiais.

4 – Clima organizacional
O sentimento de pertencimento à organização é evidente quando se percebe os cuidados com a saúde, bem-estar e segurança. Isso gera um clima agradável e propício a ideias e desenvolvimento das relações interpessoais.

5 – Imagem corporativa
Ter boas práticas de segurança do trabalho é uma responsabilidade social da empresa, que previne danos à imagem da marca. Além disso, sua credibilidade com os diversos públicos de atuação se mantém firme e intacta.