Conheça as principais características da escada isolada para eletricista

Segurança e produtividade. A escada isolada para eletricista é uma solução de altíssimo padrão e que evita acidentes no dia a dia, além de facilitar os mais diversos trabalhos

O uso dos melhores equipamentos de proteção individual, os famosos EPIs, faz toda a diferença no dia a dia de homens e mulheres que trabalham em atividades que os expõem a riscos. É por isso que existem soluções de proteção específicas de acordo com a natureza dos trabalhos realizados, como produtos para linha viva, por exemplo. Dentro deste cenário, podemos apontar alguns itens indispensáveis, como a escada isolada para eletricista. Para saber mais sobre esta importante solução, continue lendo o post de hoje, aqui no blog da EPI Tuiuti.

Escada isolada para eletricista: o que é e quais são as principais características?

Como o próprio nome já deixa claro, a escada isolada para eletricista é diferenciada porque é fabricada com materiais que evitam a propagação de eletricidade quando ocorre qualquer contato involuntário com pontos de eletricidade, evitando assim que o trabalhador que a esteja utilizando receba choques de variadas intensidades. Os modelos mais comuns de escadas isoladas para eletricista são:

  • Escada isolada singela: trata-se de um tipo de escada “comum”, de encosto, com apenas um lance. Em seu topo há uma correia que serve para apoio no poste de energia. Obrigatoriamente, deve ser posicionada em superfície horizontal, resistente e plana, para garantir estabilidade.
  • Escada isolada extensível: também classificada como escada de encosto, este modelo de escada é diferenciado porque pode ser prolongada conforme necessidade, para alcançar pontos mais altos. Possui sistema com corda, roldana e catraca, além de correia para apoio.

Sobre os materiais, as escadas isoladas normalmente são fabricadas em madeira e fibra de vidro, justamente materiais que isolam a eletricidade.

Dicas para utilizar a escada isolada para eletricista com mais segurança no dia a dia

  1. Superfície: posicione a escada em uma superfície lisa, seca e sem ondulação, para evitar acidentes.
  2. Parte superior: deve ser amarrada antes do início das atividades.
  3. Afastamento: o ponto máximo de afastamento é 1/4 de sua altura. Exemplo: uma escada isolada para eletricista de oito metros, deve ser afasta até dois metros, no máximo.
  4. Utilização: somente é permitida o uso da escada por um funcionário por vez, com esta pessoa sempre se posicionando de frente para a mesma.
  5. Transporte de materiais: o trabalhador deve utilizar bainhas, sacolas ou içar os itens que precisa subir pela escada, neste último com roldanas e cordas. Desta maneira, as mãos do trabalhador permanecem livres e isso auxilia seu apoio.
  6. Mudança da escada de local: a escada deve ser transportada horizontalmente, sempre fechada.
  7. Segurança em primeiro lugar: antes de subir na escada, é fundamental analisar seu estado de conservação e procurar por rachaduras, trincas e outros sinais de desgaste. Também não se esqueça de utilizar os calçados de segurança apropriados, emborrachadas e antiderrapantes.

Produtos de segurança para trabalho com linha viva

Como vimos, é fundamental contar com os melhores produtos para trabalho em linha viva. E aqui na EPI Tuiuti você encontra tudo o que precisa para garantir segurança e tranquilidade no dia a dia da sua equipe de trabalho, de escadas extensíveis a guincho de alavanca, isolantes elétricos em geral, materiais para aterramento, dentre outros.

E o melhor de tudo: sempre com preços e condições especiais para você fechar um ótimo negócio. Portanto, não perca mais tempo na internet pesquisando sobre escada para eletricista e demais produtos para linha viva. Fale hoje mesmo com quem entende do assunto.

CLIQUE AQUI para enviar seu e-mail ou ligue para +55 (11) 2090-2988. Envie também mensagens de áudio e texto pelo WhatsApp, para +55 (11) 94712-3303.

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.