Qual a função do capacete de proteção?

Homens
O capacete de proteção protege a cabeça dos profissionais contra impactos externos diversos.

É muito comum, ainda nos dias de hoje, que muitos profissionais reclamem dos capacetes de proteção. Reclamações como “incômodo”, “é pesado”, “atrapalha o serviço”, são normais e corriqueiras.

Depositphotos.com/andresr O capacete de proteção protege a cabeça dos profissionais contra impactos externos diversos.

Os profissionais, especialmente da construção civil, estão expostos a muitos riscos em seu ambiente de trabalho. Basta só imaginarmos a possibilidade de acidentes, como quedas de ferramentas, quedas de andaimes, tombos e descargas elétricas, só para citar alguns, que podem fatalmente atingir a região da cabeça de funcionários.

O capacete de proteção foi criado para proteger a cabeça dos profissionais contra impactos externos diversos. Assim, de acordo com a função desempenhada pelo profissional, um determinado tipo de capacete será adequado a essa função, sendo essa a forma mais simples de proteção ou mesmo de minimização dos riscos existentes na região craniana.

A minimização do desconforto ocasionado pelo capacete deve ser feita considerando aspectos ergonômicos pessoais, como o formato da cabeça de cada profissional, na hora da compra dos equipamentos.

Assim, além da proteção adquirida pelo profissional, seu desempenho na realização das atividades profissionais será superior.

Outros fatores como o correto armazenamento e a correta higienização dos capacetes, assim como o respeito às normas estipuladas pelos fabricantes e pelos responsáveis em medicina do trabalho das empresas, devem ser sempre aplicados à risca.

Além disso, a utilização dos capacetes de segurança é uma garantia dos trabalhadores brasileiros. Garantia essa de segurança, estipulada em lei, e passível de crime quando do seu descumprimento.

Cabe ainda ao empregador a entrega de forma gratuita dos capacetes de segurança a todos os seus empregados, assim como a disposição de informações básicas relativas ao seu uso e ao seu correto armazenamento.

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.