Quando um acidente de trabalho é considerado falha humana?

Quando um acidente de trabalho é considerado falha humana?
A falha humana é caracterizada pelo desrespeito às normas de segurança durante a execução de um trabalho.

De acordo com o artigo 19 da Lei nº 8.213/91, com redação complementada em 2015, um acidente do trabalho é aquele que ocorre durante a execução de trabalho a serviço de uma empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda/redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

iStock.com / KatarzynaBialasiewicz A falha humana é caracterizada pelo desrespeito às normas de segurança durante a execução de um trabalho.

Estima-se que 88% dos acidentes de trabalho ocorram por falha humana. No caso de acidentes aéreos registrados entre 2004 e 2013 no Brasil, por exemplo, dados do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipar) apontam que 58,43% foram causados por erros humano. Em acidentes de trânsito, a porcentagem salta para 90%, de acordo com Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Um acidente é considerado falha humana quando não houve respeito às normas de segurança durante a execução de determinada tarefa. Também chamado de ato inseguro, este tipo de atitude pode provocar dano ao trabalhador, aos colegas de trabalho, às máquinas, aos materiais e ais equipamentos — em ações conscientes ou não.

Em geral, as falhas humanas são provocadas por:

– Falta de atenção por descuido, imperícia ou cansaço;

– Falha de previsão, associada à ausência de planejamento;

– Falha de análise, por desconsiderar todas as variáveis e consequências;

– Falha psicológica, por interpretações equivocadas, medo, arrogância, retaliação, estresse, teimosia e crenças pessoais;

– Falha funcional por doenças que afetam o uso das faculdades biológicas;

– Falha de julgamento por conta de curto espaço de tempo ou falta de informação para tomar decisão;

– Falha processual causada por lacunas nas diretrizes operacionais;

– Falha por incompetência.

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.