Descubra quais EPIs obrigatórios para proteção dos olhos e face

«Voltar
31 de outubro de 2018 - Comentários

iStock / Getty Images Plus / leolintang De maneira geral, os principais EPIs utilizados para garantir a segurança dos olhos e face são: óculos de proteção e protetor facial.

A utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que garantem a segurança dos olhos e da face é essencial para preservar a saúde a integridade física de trabalhadores que atuam em atividades que podem deixá-los expostos a respingos de produtos potencialmente perigosos, impactos, poeira e/ou luminosidade intensa.

Em geral, existem dois grupos de equipamentos básicos que protegem essas partes do corpo: óculos de segurança e protetores faciais. Ambos protegem os olhos e o rosto em condições de trabalho em que o usuário fica sujeito a ser atingido por partículas, fragmentos, luminosidade intensa ou radiação. Na indústria química, por exemplo, trabalhadores que lidam com produtos perigosos devem usar óculos especiais para evitar o contato desses produtos com os olhos.

Qual a importância dos EPIs?

Desde que se massificou a produção e a atividade econômica se diversificou, os riscos para o trabalhador se multiplicaram — seja com relação aos acidentes de trabalho, seja com relação às doenças decorrentes da atividade laboral. Ninguém imaginaria, por exemplo, que um trabalho em frente ao computador pudesse representar riscos associados, tais como os problemas posturais.

O conhecimento e o reconhecimento da necessidade de proteger o trabalhador fizeram com que fosse possível desenvolver soluções para protegê-lo desses riscos. O Brasil criou diversas normas reguladoras que visam prevenir acidentes e doenças decorrentes da atividade laboral. Para isso, essas regras determinam práticas de treinamento e condições de trabalho, o que inclui o uso de equipamentos de proteção.

Quais são os EPIs para proteção dos olhos e face

Como já foi dito, os EPIs para proteção dos olhos e face servem para prevenir acidentes, lesões e perda funcional. Esses riscos estão presentes em atividades como a indústria química, construção civil, aviação, mineração, entre outras. Os principais EPIs para proteção dos olhos e face são:

Óculos de proteção

São adequados, principalmente, em situações nas quais é necessário adotar cuidados com os olhos no trabalho.

Protetor facial

O protetor facial se faz necessário em condições em que o risco se estenda à face. Saiba quando e onde utilizar o EPI protetor facial neste post.

A Tuiuti Equipamentos de Segurança é uma empresa que está há mais de 30 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções em equipamentos de proteção para olhos, face e demais partes do corpo do trabalhador. Todos os produtos e equipamentos seguem as exigências legais de segurança e foram testados de acordo com as normas de segurança do Ministério do Trabalho. Solicite um orçamento de acordo com suas necessidades!