Capacetes de Segurança: importância do uso e higienização

Cuidados com a higienização e armazenamento são fundamentais para a durabilidade e eficiência destes itens.

De acordo com a NR6 (Norma Regulamentadora), do Ministério do Trabalho e do Emprego, em seu item 6.6.1.d, os capacetes de segurança, assim como quaisquer outros equipamentos de proteção individual (EPIs), devem ser utilizados por pessoas treinadas para a utilização, aplicação, inspeção, limpeza, manutenção e armazenamento corretos, uma vez que o uso incorreto deste produto pode causar sérios danos ou mesmo riscos de morte.

Os capacetes de segurança são equipamentos extremamente importantes para a proteção da cabeça e do crânio dos trabalhadores na execução das mais variadas funções que os colocam em risco eminente, principalmente, em canteiros de obra.

Mas, para que os capacetes de segurança consigam de fato exercer a sua função protetora, alguns cuidados devem ser tomados para o seu bom funcionamento, e isso inclui a higienização do capacete e também o seu armazenamento.

Para que o capacete mantenha suas condições de proteção ideais, o seu armazenamento deve ser feito sempre de maneira correta, em um local fresco e seco, longe da luz solar e distante de materiais contaminantes e corrosivos.

Para a higienização dos capacetes de segurança, proceda da seguinte maneira:

1°- Limpeza do casco do capacete

Primeiramente, remova a suspensão do capacete. Faça a limpeza do casco com água e sabão neutro e depois enxague bastante. Lembre-se de recolocar a suspensão e então o use normalmente.

2° Limpeza da suspensão do capacete

Primeiro retire a suspensão do casco. Lave-a com água e sabão neutro e então enxague bastante, depois deixe secar. Reinstale a suspensão e pronto, o capacete está pronto para o uso.

 

Importante: O processo de higienização também deve ser aproveitado para verificar possíveis defeitos no capacete, em suas várias partes. Fique atento aos detalhes, e suspenda o uso do capacete caso algum defeito for encontrado.

[+] Veja nossos produtos disponíveis

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.