Como usar um grampeador de tapeceiro?

Grampeador de Tapeceiro
O uso de óculos, protetores faciais e protetores auditivos é essencial no manuseio do equipamento.

O grampeador de tapeçaria ou grampeador de tapeceiro é uma ferramenta altamente versátil, sendo muito útil principalmente para aqueles que queiram reaproveitar, reformar, restaurar ou mesmo decorar um móvel. Pode ser utilizado também em indústrias de automóveis.

Com ele é possível realizar diversos trabalhos, como, por exemplo, trocar o estofamento de cadeiras e almofadas, realizar a fixação de rodapés e de forros, estofar uma cabeceira de cama, dentre muitas outras funções. Basta aliar um pouco de prática na utilização da ferramenta e bom senso na escolha do que fazer.

Facilmente encontrado em lojas especializas, lojas de materiais de construção ou mesmo em papelarias e demais lojas do ramo, o grampeador de tapeceiro proporciona aos seus usuários um acabamento de alta qualidade.

Depositphotos.com/belchonock O uso de óculos, protetores faciais e protetores auditivos é essencial no manuseio do equipamento.

Há no mercado basicamente três modelos de grampeadores de tapeceiros. O grampeador de tapeceiro manual, o elétrico e o pneumático.

O grampeador pneumático vale-se de um sistema que utiliza a compressão de ar como forma de grampear, liberando cerca de 85 libras de pressão de ar nos grampos.

Essa pressão pode ser um pouco forte demais para realização de tarefas mais simples, podendo, em alguns casos, até mesmo danificar o estofado ou o móvel a ser reformado.

Geralmente, os grampeadores pneumáticos são mais utilizados em segmentos profissionais, como em tapeçarias ou qualquer segmento que realize atuações como em “silk screen”, restauração de móveis, reforma no interior de automóveis, dentre outros.

Para a realização de tarefas mais simples, como pequenas reparações, o grampeador elétrico é a ferramenta ideal, pois ele libera apenas uma pequena quantidade de pressão nos grampos.

Tapeçaria, artesanato, decoração, reaproveitamento e restauração estão entre as funções que podem ser facilmente exercidas com o grampeador elétrico ou manual.

Entretanto, como a potência é mais limitada, o grampeador elétrico não serve como ferramenta para grandes redecorações de móveis.

Os três modelos são de fácil manuseio e fácil utilização, sendo, na realidade, além de muito versáteis, também indispensáveis tanto para profissionais como para pessoas que queiram se aventurar na restauração ou na decoração.

Ao utilizarmos os grampeadores, devemos sempre ter atenção com as precauções básicas de segurança para prevenirmos possíveis acidentes , seguem algumas dicas:

  • É recomendado que sempre utilize óculos de proteção ou protetores faciais para se proteger de partículas volantes e multidirecionais;
  • No caso de utilizar Grampeadores Pneumáticos sempre utilize capacete e protetor auditivos contra o ruído do escape;
  • Use roupas leves, mas não largas;
  • As mangas do vestuário devem estar abotoadas ou arregaçadas;
  • Não usar gravata;
  • Não acione a ferramenta a menos que a mesma esteja firmemente colocada contra a peça de trabalho;
  • Não aponte a ferramenta para si mesmo nem para outras pessoas, quer esteja carregada de grampos ou não;
  • Não brinque com a ferramenta;
  • Não segure nem carregue a ferramenta com o dedo no gatilho;
  • Não carregue os grampos na ferramenta se qualquer um dos controles de funcionamento estiver ativado;
  • Não funcione a ferramenta com qualquer fonte de alimentação diferente daquela especificada nas instruções de segurança/operação;
  • Se a mangueira de ar estiver conectada, não carregue a ferramenta com o dedo no gatilho nem a entregue a alguém nessa condição. O disparo acidental pode ser extremamente perigoso.

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.