Epi para aplicação de agrotóxicos: qual utilizar?

Epi para aplicação de agrotóxicos: qual utilizar?
O contato com agrotóxicos pode provocar desordem no sistema nervoso, esterilidade masculina e até câncer, por isso, o uso de EPIs é essencial.

O uso de equipamentos de proteção individual — os EPI — é de vital importância em ambientes que oferecem risco à saúde e integridade física do trabalhador. No caso de pessoas que trabalham direta e indiretamente com agrotóxicos no campo, não é diferente.  Isso porque este tipo de substância pode representar um grande perigo ao trabalhador que exerce funções nos setores de plantio, transporte e armazenamento de produtos agrícolas, em florestas nativas e também implantadas, além de ecossistemas com flora e fauna alteradas artificialmente.

flickr.com / Global Water Partnership O contato com agrotóxicos pode provocar desordem no sistema nervoso, esterilidade masculina e até câncer, por isso, o uso de EPIs é essencial.

As substâncias químicas dos agrotóxicos presentes nas plantações podem provocar desordem no sistema nervoso, esterilidade masculina e até mesmo câncer.  Somente no Brasil, a contaminação por agrotóxicos causa mais de 680 mil dermatoses e 35 mil casos de câncer todos os anos. Por isso, o uso de EPI para aplicação de agrotóxicos é essencial.

Qual EPI utilizar para aplicação de agrotóxicos?

Os equipamentos de proteção individual indicados para aplicação de agrotóxicos são:

É importante destacar que existem EPIs para diferentes tipos de agrotóxicos, sendo fundamental que as empresas saibam comprar os equipamentos de proteção individual adequados para o trabalho de seus funcionários. Também vale a pena realizar treinamentos para orientar as melhores técnicas de uso de cada EPI e também como conserva-los.

Além da obrigatoriedade de uso, é fundamental que os equipamentos de proteção individual possuam o Certificado de Aprovação (CA) para atestar a qualidade e durabilidade de cada item. Com isso, o trabalhador pode exercer suas atividades com muito mais segurança e tranquilidade, o que influencia diretamente na produtividade diária.

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.