Entenda a definição de primeiros socorros na segurança do trabalho e sua importância

© Depositphotos.com / ISergey Os principais objetivos dos primeiros socorros são preservar a vida de uma pessoa em risco, evitar que o acidente o problema se torne mais grave e buscar uma recuperação rápida.

São chamados de primeiros socorros os procedimentos de emergência que devem ser aplicados em uma pessoa acidentada, com o objetivo de manter seus sinais vitais estáveis até que a vítima receba atendimento médico adequado. Tratam-se, portanto, de ações imediatas que visam promover a recuperação ou evitar que o caso seja agravado.

Este tipo de cuidado é de extrema importância para a segurança do trabalho e demais situações do dia a dia, uma vez que pode evitar diversas complicações para a saúde do acidentado e até mesmo garantir que sua vida seja salva.

O Brasil registra milhares de acidentes de trabalho todo ano, provocando lesões corporais ou perturbações funcionais em colaboradores de diversos setores de atuação. Essas ocorrências, em geral, estão relacionadas a problemas técnicos em equipamentos, ausência de uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, desatenção ou às características do trabalho. Para o trabalhador, as principais consequências são cortes, quedas, torções, choques, queimaduras e intoxicações.

Primeiros socorros: qual a importância e como fazer

Para evitar prejuízos e garantir a segurança de todos os funcionários, é fundamental que as empresas estejam sempre atentas e preparadas para agir diante da ocorrência de acidentes. Isso porque, para que os primeiros socorros sejam realmente eficientes, é preciso que eles sejam aplicados de forma correta e segura — o que exige um treinamento prévio.

Objetivos dos primeiros socorros segurança do trabalho

  • Preservar a vida de uma pessoa em risco;
  • Evitar que o problema se torne mais grave;
  • Buscar uma recuperação rápida.

Quando os primeiros socorros devem ser aplicados?

Em caso de acidentes de trabalho, o ideal é buscar ajuda médica o mais rápido possível, porém, a ajuda profissional pode demorar muito em alguns casos. Nestas horas, é sempre bom poder contar com alguém que tenha sido preparado para agir com rapidez e segurança para aplicar os primeiros cuidados. Mesmo que os procedimentos de primeiros socorros sejam realizados, ainda é preciso buscar ajuda médica de emergência.

Quem deve aplicar os primeiros socorros?

Os procedimentos de primeiros socorros não podem ser realizados por qualquer pessoa. Afinal, mesmo que tenhamos uma ideia dos movimentos que devem ser realizados, podemos acabar colocando força demais, ou de menos, causando mais problemas ao invés de ajudar na situação.

O treinamento de primeiros socorros deve ser sempre oferecido pelo empresário e ministrado por um profissional competente e especializado. Caso não seja necessário treinar todos os funcionários, é preciso pelo menos deixar uma pequena parcela de pessoas preparada para agir em qualquer situação.

Como fazer os primeiros socorros?

A pessoa que irá aplicar as técnicas de primeiros socorros deve se manter calma, tranquila e jamais deixar a vítima assustada. Antes de mais nada, deve tentar compreender quais foram as razões para o problema e verificar se ainda não há riscos maiores para o socorrista e demais pessoas.

Antes de tomar qualquer atitude, é necessário conversar com a vítima, deixando-a tranquila. Também é recomendado entrar em contato imediatamente com bombeiros, médicos ou qualquer profissional que possa oferecer ajuda e orientação.