Existem diversas e boas oportunidades no mercado de trabalho para os soldadores, eles são muito requisitados em grandes indústrias automobilísticas, de bens de capital e mineração, porém, é exigido do profissional experiência e prudência. O que caracteriza um bom profissional é o conhecimento técnico e teórico sobre o processo, habilidade manual e trabalhar conforme os procedimentos e normas.
Responsável pelo processo de soldagem e corte de metais, regulagem dos parâmetros de soldagem e controle do ângulo de trabalho, além de ser apto e qualificado, o soldador deve estar muito bem protegido para exercer a sua função.

Os riscos são muitos. O soldador pode sofrer desde lesões na visão ou audição, até queimaduras ou danos respiratórios. Assim, um bom profissional é caracterizado por suas habilidades tanto quanto sua responsabilidade com relação a sua integridade física.
É necessário seguir absolutamente todos os procedimentos necessários para a realização de seu trabalho e, é claro, utilizar o equipamento de proteção individual (EPI) adequado.
Os EPI’s utilizados por um soldador são diversos. Conheça:
– Capacete





– Escudo para Solda





Entretanto, é importante observar que alguns equipamentos são obrigatórios para todas as funções, como o capacete e o protetor auricular, em qualquer função onde os níveis de ruído ultrapassam os limites de tolerância da NR 15.