EPI para Soldador

Existem diversas e boas oportunidades no mercado de trabalho para os soldadores, eles são muito requisitados em grandes indústrias automobilísticas, de bens de capital e mineração, porém, é exigido do profissional experiência e prudência. O que caracteriza um bom profissional é o conhecimento técnico e teórico sobre o processo, habilidade manual e trabalhar conforme os procedimentos e normas.

Responsável pelo processo de soldagem e corte de metais, regulagem dos parâmetros de soldagem e controle do ângulo de trabalho, além de ser apto e qualificado, o soldador deve estar muito bem protegido para exercer a sua função.

Flickr.com/Javier Prazak O soldador pode sofrer lesões na visão, audição e queimaduras ou danos respiratório sem os EPIs adequados.

Os riscos são muitos. O soldador pode sofrer desde lesões na visão ou audição, até queimaduras ou danos respiratórios. Assim, um bom profissional é caracterizado por suas habilidades tanto quanto sua responsabilidade com relação a sua integridade física.

É necessário seguir absolutamente todos os procedimentos necessários para a realização de seu trabalho e, é claro, utilizar o equipamento de proteção individual (EPI) adequado.

Os EPI’s utilizados por um soldador são diversos. Conheça:

Capacete

 

 

EPI-Tuiuti

 

 

 

Óculos para Solda

 

 

EPI-Tuiuti

 

 

 

Máscara para Solda

 

 

EPI-Tuiuti

 

 

Máscara Semifacial

 

EPI-Tuiuti

 

 

 

Protetor Facial

 

 

EPI-Tuiuti

 

 

 

– Escudo para Solda

Calçado de Segurança

 

 

EPI-Tuiuti

 

 

 

Avental de Raspa

 

 

EPI-Tuiuti

Mangote de Raspa

 

 

 

 

EPI-Tuiuti

 

 

 

Luva de raspa

 

 

EPI-Tuiuti

 

 

 

Perneira de Raspa

 

 

EPI-Tuiuti

 

 

 

 

Entretanto, é importante observar que alguns equipamentos são obrigatórios para todas as funções, como o capacete e o protetor auricular, em qualquer função onde os níveis de ruído ultrapassam os limites de tolerância da NR 15.