EPI para pintura com pistola: veja quais os principais equipamentos para pintura automotiva

Quem trabalha diariamente em cabines de pintura não pode relaxar quando o assunto é a proteção individual e o uso correto dos principais EPIs

 Os equipamentos de proteção individual são itens obrigatórios em várias atividades profissionais, como quando pensamos nos processos de pintura industrial. Justamente por isso, a procura por EPI para pintura com pistola cresce a cada dia, inclusive aqui no blog. No post de hoje, confira quais são os principais equipamentos de segurança que garantem proteção aos pintores no dia a dia.

O que você precisa saber sobre EPI para pintura com pistola

ÓCULOS DE SEGURANÇA (ÓCULOS DE PROTEÇÃO)

Este é um EPI para pintura com pistola essencial no dia a dia, e faz todo o sentido, afinal o processo de pintura automotiva produz milhões de partículas de tinta, solventes e vernizes que ficam suspensas no ar, e que facilmente podem entrar em contato com os olhos e provocando irritação ocular e até mesmo acidentes mais graves.  Um trabalhador não pode executar o trabalho de pintura automotiva sem os óculos de proteção.

MÁSCARA DE PROTEÇÃO

O mesmo raciocínio para justificar o uso dos óculos pode ser aplicado quando pensamos nas máscaras de proteção como um dos EPIs para pintura automotiva mais importantes. Este equipamento impede a inalação voluntária ou involuntária de substâncias químicas presentes no ar, oriundas do processo de pintura. Importante ressaltar que as máscaras devem apresentar alto padrão de qualidade, pois um EPI deficiente pode gerar uma falsa sensação de proteção e colocar em risco a saúde da pessoa.

Muitas máscaras apresentam partículas de carvão ativado que evitam a passagem de vapores nocivos, que são resultado dos produtos químicos utilizados na composição das tintas automotivas.

LUVAS DE PROTEÇÃO

Trata-se de outro EPI para pintura automotiva obrigatório. As luvas de proteção devem ser 100% impermeáveis e garantir o isolamento contra vernizes, tintas e demais produtos químicos. As luvas de nitrílica, por exemplo, são boas alternativas para garantir total impermeabilidade. São modelos que garantem também conforto e mobilidade, ou seja, não interferem na capacidade de manuseio da pistola de tinta e demais equipamentos.

PROTETOR AURICULAR

Normalmente, as pessoas não relacionam o protetor auricular como um item tão importante assim quando o assunto é proteção. Porém, quando pensamos em cabines de pintura, percebemos o seu valor. Este EPI é fundamental para reduzir os barulhos gerados pelos equipamentos utilizados para pintura automotiva. O próprio ruído constante das pistolas de tinta, com o passar do tempo, pode ser muito prejudicial à audição.

UNIFORMES ADEQUADOS

A vestimenta também desempenha um importante papel no quesito proteção, isso porque evita o contato da pele com substâncias químicas que podem provocar reações sérias.  O uniforme ideal para quem trabalha em cabines de pintura automotiva deve ser fabricado com tecido resistente e, ao mesmo tempo, permitir total mobilidade. Podemos citar, por exemplo, o avental de PVC como uma boa solução.

CALÇADO DE SEGURANÇA

Trate-se de um item muito importante, que protege os pés contra o contato com as partículas de tinta, solventes e vernizes. Os calçados de segurança também evitam escorregões e acidentes mais graves gerados pela queda de ferramentas e equipamentos.

Fale com a EPI Tuiuti!

Não perca mais tempo na internet pesquisando sobre EPI para pintura com pistola. Fale com um dos nossos especialistas! O atendimento por aqui é sempre transparente, objetivo e profissional, como deve ser e como a sua empresa precisa.