EPIs para altas temperaturas: sua importância e consequências do calor no ambiente de trabalho

«Voltar
19 de dezembro de 2018 - Comentários

iStock / Getty Images Plus / artiemedvedev As altas temperaturas podem trazer sérias consequências à saúde do trabalhador e, para evitá-las, é essencial utilizar os EPIs adequados.

Estar atento ao conforto térmico no ambiente de trabalho é extremamente importante para a saúde, para a integridade física e para o bem-estar dos profissionais de todas as áreas de trabalho. Esta preocupação também impacta diretamente na produtividade dos trabalhadores e, em muitos casos, pode ser necessária a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos para altas temperaturas.

Consequências do calor no ambiente de trabalho

Existem diversas profissões que expõem o colaborador a temperaturas elevadas e potencialmente prejudiciais. É o caso, por exemplo, das indústrias do ramo alimentício, e dos segmentos/atividades que envolvem solda, metalurgia e siderurgia.

A consequência de expor os trabalhadores a este tipo de fator ambiental sem a devida proteção pode levar à desidratação — que prejudica o funcionamento do organismo e, dependendo da intensidade, pode levar a alucinações — e causar queimaduras de diferentes níveis de gravidade. A exposição a longo prazo pode trazer consequências ainda mais sérias, que incluem a infertilidade masculina e até mesmo o desenvolvimento de cânceres.

Para evitar que essas condições de saúde se manifestem nos colaboradores, além de evitar problemas legais para a empresa, é necessário adotar as medidas de segurança adequadas, que incluem: instalação de sistema de refrigeração adequado às necessidades do ambiente e disponibilização de EPIs específicos para altas temperaturas.

Principais EPIs para altas temperaturas

Vestimentas térmicas

Tratam-se de uniformes profissionais feitos de materiais capazes de isolar o corpo contra todos os fatores ambientais diretamente relacionados ao calor (temperatura, umidade e velocidade do vento). Além disso, este EPI previne contra eventuais respingos de substâncias em altas temperaturas.

Luvas térmicas

As mãos são a parte do corpo mais utilizadas em qualquer tipo de trabalho e, na maioria das vezes, elas ficam em contato direto com as substâncias envolvidas na atividade. Caso as tarefas envolvam materiais ou substâncias muito quentes ou quimicamente perigosas, é necessário utilizar luvas de proteção.

Óculos de proteção

Além de proteger contra o calor, oferece segurança ao usuário em caso de exposição à luz intensa emitida por soldas. Neste caso, os óculos de proteção devem ter proteção infravermelha e infravioleta.

Máscara de segurança

Em muitos casos, apenas a utilização dos óculos de segurança não é suficiente para fornecer a proteção adequada, exigindo também o uso da máscara de segurança — um EPI para altas temperaturas que protege olhos, orelha e a parte frontal do pescoço e rosto como um todo.

DICA: disponibilizar os EPIs adequados para proteger os colaboradores durante a execução de suas atividades é um dever das empresas, que também precisam oferecer treinamento adequado para que os trabalhadores saibam como utilizar os dispositivos de segurança corretamente. A Tuiuti Equipamentos de Segurança possui uma vasta linha de EPIs para as mais diversas situações, garantindo a segurança no trabalho dentro de sua empresa. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!