Placas de sinalização na segurança do trabalho

Essenciais para garantir a segurança no ambiente de trabalho, as placas de sinalização têm a função de alertar os funcionários e visitantes sobre os perigos existentes no local e a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s). O objetivo é prevenir e reduzir os riscos de acidentes de trabalho.

As placas de sinalização devem seguir alguns requisitos que garantam a boa visibilidade e compreensão de seu significado, tais como: colorimetria (relativas às cores), fotometria (intensidade luminosa) e iconografia (desenho ou palavras escolhidas). Além disso, é fundamental que a sinalização seja feita de um material resistente às intempéries.

flickr.com / Jez Arnold Placas de sinalização têm a função de alertar sobre os perigos existentes no local de trabalho.

Há uma ampla gama de sinais de segurança no trabalho, que podem variar muito de acordo com o tipo de ambiente. Placas que advertem sobre piso molhado, por exemplo, podem ser encontrados em praticamente todos os locais com grande fluxo de circulação de pessoas. Por outro lado, avisos de “Perigo: alta tensão” são limitados a locais muito específicos.

Vale lembrar que, de acordo com a Legislação Trabalhista, é responsabilidade da empresa informar os trabalhadores sobre os riscos à segurança, bem como sinalizar a obrigatoriedade de utilização dos equipamentos de proteção.