A importância do EPI de qualidade na enfermagem

Enfermeira
Avental, toucas, luvas e máscaras são alguns dos itens necessários para essa atividade.

Conforme dispõe a Norma Regulamentadora N°6 do Ministério do Trabalho e do Emprego, “[…] considera-se Equipamento de Proteção Individual (EPI) todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”.

Embora a Norma seja taxativa com relação ao uso de EPIs, os equipamentos a serem usados têm de ser previamente aprovados pelo mesmo Ministério, e seu fornecimento é feito sempre de forma gratuita a todos os trabalhadores que deles necessitarem.

É exatamente por isso que a escolha de Equipamentos de Proteção Individual de qualidade é tarefa obrigatória de todo empregador.

Algumas profissões exigem equipamentos bastante seguros e específicos para o seu exercício. É o caso, por exemplo, dos trabalhadores que exercem a profissão de enfermagem.

Depositphotos.com/carlodapino Avental, toucas, luvas e máscaras são alguns dos itens necessários para essa atividade.

Para os trabalhadores da profissão de enfermagem, são considerados EPIs:

 

  • Toucas: Função protetora contra partículas que podem ser borrifadas em locais de atendimento. Hoje, existem no mercado diversos modelos de touca;
    EPI-Tuiuti

 

  • Luva: proteção direta contra diversos riscos físicos e biológicos;
    EPI-Tuiuti

 

  • Máscaras: função de proteção respiratória. As máscaras, por serem extremamente importantes na realização da função laboral, precisam ser de qualidade comprovada;
    EPI-Tuiuti

 

  • Óculos: proteção específica dos olhos contra exposição à radiação, impactos e substâncias diversas.
    EPI-Tuiuti

 

Os Equipamentos de Proteção Individual foram criados para prevenir que o profissional de enfermagem exponha ou prejudique a sua saúde durante a execução de suas funções profissionais. Por isso, disponibilize sempre equipamentos de qualidade comprovada, que atendam a todos os requisitos técnicos de segurança e que estejam em boas condições de uso e funcionamento conforme determina a legislação competente.

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.