EPI de enfermagem: Segurança no setor de enfermagem

Máscara de Proteção
As máscaras são necessárias para evitar a inalação de substâncias, forma mais comum de contaminação.

De acordo com a disposição da Norma Regulamentadora 6 (NR 6): “[…] considera-se Equipamento de Proteção Individual (EPI) todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”.

 

Via de regra, este equipamento tem de ser aprovado previamente por um órgão competente do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e seu fornecimento é realizado sempre de maneira gratuita, sendo os EPI’s obrigatórios aos empregados que dele necessitarem.

Tanto o fabricante como o importador, assim como empregados e empregadores também têm obrigações bem específicas com relação a seu uso, assim como sua correta manutenção e seu correto descarte.

 

EPI para enfermagem

No caso dos equipamentos que fazem parte da prática dos profissionais de enfermagem, podemos citar:

EPI-TUIUTI A proteção dos olhos é feita através do uso de óculos transparentes.

 

Óculos: proteção dos olhos contra radiações, impactos e substâncias diversas;

Máscaras: cuja função é a proteção respiratória;

Gorro: Ajuda a prevenir a absorção de partículas no local de atendimento;

Todos os equipamentos de proteção são utilizados para prevenir que o profissional de enfermagem prejudique a sua própria saúde durante a execução de sua atividade laboral.

A correta adesão ao uso dos EPI’s traz inúmeros benefícios diretos tanto aos trabalhadores quanto aos empregadores, no qual podemos citar: maior produtividade dos profissionais, considerável diminuição do número de licenças no trabalho, redução direta de gastos hospitalares com materiais e equipamentos, preservação da saúde dos trabalhadores.

 

É bom salientar que o uso dos EPI´s deve ser sempre adequado às necessidades do procedimento a ser executado. O profissional de enfermagem exerce uma atividade profissional exposta a muitos riscos de trabalho, sendo o uso correto dos EPI´s uma fonte comprovada de proteção tanto para si como para as pessoas ao seu redor.

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.