EPI para Mecânico

Mecânicos
Serviços de funilaria, pintura e manutenção exigem equipamentos de proteção específicos.

“Prevenir é melhor do que remediar”. O ditado popular nunca coube tão bem quando falamos em Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para mecânicos. Isso porque a falta de exigência por parte de empresários e donos de oficinas, aliada a baixa conscientização por parte dos mecânicos, são os fatores que mais contribuem para casos de acidentes de trabalho em oficinas.

A profissão de mecânico é uma profissão exposta a muitos riscos de trabalho. Serviços de funilaria e pintura, manutenção elétrica, desmontagem e montagem de peças, componentes e motores, deslocamento de peças pesadas, dentre outras funções, são algumas das atividades diárias exercidas por esses profissionais e cujo risco de acidente é eminente.

Para a solução deste problema, o INSS instituiu uma adequação do modelo de Perfil Profissiográfico Previdenciário, o PPP, onde torna a utilização dos EPIs obrigatória, além de colocar as empresas como responsáveis pelo fornecimento dos equipamentos adequados de forma gratuita aos empregados e promover a correta orientação e treinamento sobre o seu uso e substituição imediata quando eles forem danificados ou extraviados. Além de, obrigatoriamente, comunicar ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), qualquer irregularidade, caso contrário, o estabelecimento pode ser multado ou mesmo fechado.

Mesmo assim, a falta de orientação dos profissionais e empresários do setor ainda é alta e a adesão à medida surtiu pouco feito prático até hoje. Especialistas em segurança do trabalho apontam que na cidade de São Paulo apenas 25% das oficinas promovem o uso de EPIs e o resultado não poderia ser outro senão o alto nível de acidentes que poderiam ser facilmente evitados ou minimizados.

Pixabay.com/avtoritetkhv Serviços de funilaria, pintura e manutenção exigem equipamentos de proteção específicos.

Abaixo, uma lista com alguns Equipamentos de Proteção Individual para mecânicos:

 

 

 

 

 

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.