EPI para trabalho em altura

Trabalho em Altura
Trabalhos em plataformas, andaimes, escadas, poços e perfurações são considerados de alto risco.

São definidos como trabalho em altura todos aqueles executados em alturas superiores a 2 metros, seja em andaimes, plataformas ou escadas, assim como em trabalhos de profundidade, como em escavações, poços e minas.

Os trabalhos em altura são considerados trabalhos de alto risco e é onde, estatisticamente, acontece o maior número de mortes de trabalhadores devido às quedas, tanto de pessoas, quanto de materiais.

Na realização do trabalho em altura se faz necessária a perfeita utilização de todos os procedimentos e equipamentos de segurança disponíveis e regulamentados, para garantia da integridade física dos realizadores destes trabalhos, assim como da proteção das pessoas que transitam próximas a estas áreas.

Depositphotos.com/sportlibrary Trabalhos em plataformas, andaimes, escadas, poços e perfurações são considerados de alto risco.

Segundo a NR 06 (Norma Regulamentadora 06), o EPI (equipamento de proteção individual), no caso de proteção contra quedas com diferença de nível deve conter:

a) cinto de segurança para trabalho em altura superior a 2 metros em que haja risco de queda;

b) cadeira suspensa para trabalho em alturas em que haja necessidade de deslocamento vertical, quando a natureza do trabalho assim o indicar;

c) trava-queda de segurança acoplada ao cinto de segurança ligado a um cabo independente para os trabalhos realizados com movimentação vertical em andaimes suspensos.

Os trabalhadores que realizam trabalhos em altura devem sempre:

• Respeitar e conhecer os riscos e normas de segurança relativas ao seu trabalho;

• Utilizar todas as técnicas corretas na realização de suas atividades;

• Verificar diariamente a existência dos EPI’s, assim como o seu bom estado de conservação e funcionamento;

Os EPIs para trabalho em altura devem conter: cinto tipo pára-quedista, trava-quedas retrátil, mosquetão de aço oval, cadeira suspensa para subida e descida, talabarte (especificamente variável de acordo com o trabalho realizado).

Cabe ao profissional responsável pela atividade fazer uma minuciosa análise das condições dos trabalhos que serão realizados, tomando todas as medidas para que esses ocorram com total segurança, tanto para ele, quanto para os colegas de trabalhado e terceiros.

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.