Qual a diferença entre capacete classe a e classe b

Com a função de para proteger a cabeça contra impactos externos diversos, o capacete de proteção é um dos equipamentos de proteção individual essenciais para a manutenção da vida dos profissionais. Geralmente composto de polietileno de alta densidade, o dispositivo diminui o impacto causado pela queda de objetos na região do crânio ou pela projeção da cabeça sobre algum objeto sólido.

© Depositphotos.com / mrsiraphol O capacete é um dos equipamentos de proteção individual essenciais para a manutenção da vida dos profissionais, uma vez que protege a cabeça contra impactos externos diversos.

Em geral, existem dois tipos de capacete de segurança: classe A e classe B. A definição de qual modelo é ideal depende das condições do ambiente de trabalho e os riscos da qual os trabalhadores estarão expostos. Confira abaixo as principais características de cada tipo:

Capacete classe A

Peça única composta por polipropileno de alta densidade e sem porosidade, usualmente o capacete classe A possui adaptador para lanterna. Muito utilizado na área da construção civil, este modelo também é indicado para trabalhos em altura, como resgate, alpinismo e em ambientes florestais. Sua utilização em trabalhos com rede elétrica é contraindicado.

Capacete classe B

Os capacetes Classe B são muito parecidos em forma e composição aos de Classe A. Porém, possuem maior rigidez dielétrica e tensão elétrica aplicada em sua composição, sendo adequado à atividades ligadas ao manuseio de rede elétrica. Este modelo se subdivide em: aba total (Tipo I), aba frontal (Tipo II) ou sem aba (Tipo III).