Riscos com eletricidade na construção civil: como se prevenir com instalações elétricas?

Segurança é primordial dentro do universo da construção civil, inclusive quando pensamos nos riscos com eletricidade

De uma maneira geral, as pessoas sabem que os canteiros de obras são locais com riscos evidentes à integridade física dos trabalhadores. E isso envolve os riscos com eletricidade na construção civil, que infelizmente não são raros em todo o Brasil. Porém, a boa notícia é que é possível colocar em prática algumas medidas com foco na prevenção de acidentes, evitando assim desde riscos mais comuns, como situações extraordinárias. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da EPI Tuiuti.

Fique de olho! Veja dicas para evitar riscos com eletricidade na construção civil

1 – Fale com a concessionária de energia

Normalmente, as concessionárias de energia realizam estudos personalizados e aprofundados para empresas que desejam realizar obras. Logo, antes de começar os trabalhos, ligue ou vá até a concessionária de energia da sua cidade. Solicite uma inspeção no local e também orientações sobre como proceder neste terreno. Você receberá recomendações de segurança que certamente farão toda a diferença para garantir mais proteção e produtividade.

2 – Materiais elétricos de qualidade

Assim com os demais materiais que irá utilizar em sua obra, os componentes elétricos também devem apresentar alto padrão de qualidade, que possuam procedência confiável.

3 – EPIs

Os equipamentos de proteção individual são essenciais dentro de um canteiro de obras. E são fundamentais para evitar acidentes relacionados a trabalhos com energia. Os famosos EPIs para linha viva garantem total proteção aos trabalhadores, permitindo o desempenho de suas funções com tranquilidade. Confira algumas opções:

4 – Nada de gambiarras e improvisos

Muitas instalações elétricas em obras são temporárias, mas isso não quer dizer que você precisa realizar improvisos. Evitar as famosas e indesejadas gambiarras é essencial para garantir um ambiente mais seguro e também um dia a dia mais produtivo.

5 – Qualificação profissional

Todos os trabalhadores que lidarão com as instalações elétricas devem conhecer a fundo os riscos com eletricidade na construção civil. Lembre-se: profissionais qualificados, experientes, treinados e atualizados podem fazer a diferença e evitar acidentes graves, assim com prevenir situações de risco junto a toda a equipe.

6 – Sinalização e organização

Outro ponto crucial é promover a sinalização adequada do ambiente. De forma organizada, indique visualmente os riscos elétricos. Bons exemplos: sinalizadores em painéis elétricos, placas de sinalização em pontos estratégicos e luminárias de emergência.

Conte com a EPI Tuiuti

Você sabe que pode confiar na EPI Tuiuti, uma empresa que trabalha há anos com o que há de melhor em equipamentos de proteção individual para as mais variadas atividades. Se você está pesquisando sobre como evitar riscos com eletricidade na construção civil, está no lugar certo. São diversos EPIs disponíveis e todos eles, sem exceção, atendem aos mais rigorosos padrões de segurança e eficiência.

Então, não perca mais tempo! Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas e esclareças todas as suas dúvidas sobre aplicações, detalhes técnicos e também sobre os preços e condições. Você irá se surpreender.

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.