Saiba como instalar e a importância da tela cerquite para isolamento de área

«Voltar
21 de novembro de 2018 - Comentários

iStock / Getty Images Plus / Srdjanns74 Geralmente apresentada na cor laranja, a tela cerquite tem a finalidade de isolar áreas em obras ou que sejam potencialmente perigosas.

Também conhecidas no meio da Construção Civil como tela tapume, a tela cerquite possui duas finalidades básicas associadas ao isolamento de áreas: servir de barreira sinalizadora de obras (especialmente as viárias) e fazer o fechamento periférico de andares durante a construção. Trata-se de um dispositivo de segurança que geralmente é apresentado na cor laranja, de modo a chamar a atenção e cumprir sua função de sinalização.

Qual a importância da tela cerquite?

As telas cerquite são fundamentais para garantir a segurança dos profissionais que estão trabalhando na área isolada, bem como proteger os demais pedestres e veículos que podem estar passando pelo local. O dispositivo serve como delimitador de áreas com acesso restrito e potencialmente perigosas, ajudando na prevenção de acidentes em locais de risco e evitando a presença de pessoas desavisadas.

Em geral, a tela cerquite é fabricada em polipropileno, um plástico resistente e capaz de suportar chuva, sol e ventos. Este não é um equipamento que possui resistência mecânica e que de fato impede a entrada de pessoas não autorizadas: as telas atuam como preenchimento de espaço, servindo como barreira sinalizadora que alerta as pessoas para que não ultrapassem o local cercado pela tela laranja.

Essas telas podem ser classificadas como equipamentos de proteção coletiva, já que são aplicadas no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger o coletivo. Além de essenciais para a segurança das pessoas (sejam elas transeuntes ou profissionais), elas conferem proteção legal à empresa responsável pela obra, cumprindo as exigências determinadas pela Norma Regulamentadora de número 18 (NR 18) — que trata justamente das condições de trabalho na construção.

Situações em que o uso da tela cerquite é indicado

  • Cercamento de obras em geral, públicas ou privadas;
  • Sinalização visual e delimitação de áreas perigosas;
  • Sinalização entre andares de prédios;
  • Prevenção de acidentes em áreas consideradas de risco;
  • Orientação de trânsito de veículos e pedestres em áreas com obras;
  • Fechamento e isolamento de poços de elevadores;
  • Delimitação de áreas em canteiros de obras.

Passo a passo para instalar a tela cerquite

Delimitação da área

Para a correta instalação da tela cerquite, o primeiro passo é fazer a delimitação da área que será isolada. Dessa forma, é possível planejar a quantidade de tela necessária e os pilares que farão a sustentação da sinalização.

Fixação dos apoios

Em geral, a tela cerquite é fixada em pilares com ajuda de pregos, ou amarrada com arame. No caso de telas cerquite feitas de tecido, geralmente usadas para proteção periférica em fachadas de construções, ela geralmente é fixada em cabos de aço que são presos aos pilares da edificação. Portanto, planeje a forma de fixação da tela e instasse os apoios necessários.

Fixação da tela

Por fim, é necessário fixar a tela nos apoios de modo a deixa-la bem esticada e fácil de visualizar.

Dica final: com mais de 30 anos de experiência no mercado, a Tuiuti Equipamentos de Segurança disponibiliza equipamentos para sinalização de segurança e telas de proteção para delimitar áreas e chamar a atenção das pessoas. Confira os modelos de tela tapume e solicite um orçamento!