Saiba quais os diferenciais da máscara de proteção contra poeira

Saúde e bem-estar no dia a dia. A máscara de proteção contra poeira é um EPI indispensável em vários setores

Quando pensamos em riscos aos trabalhadores no dia a dia, normalmente nos lembramos de quedas de objetos ou de alturas, cortes e perfurações, ou até mesmo choques. Porém, há riscos também no ar, principalmente se considerarmos trabalhos que geram poluentes no ambiente, como em metalúrgicas, marmorarias, serralherias e até mesmo no trabalho no campo. Justamente por isso, é fundamental conhecer os diferenciais da máscara de proteção contra poeira e outras substâncias.

Máscara de proteção contra poeira: veja quais são os pontos de atenção

Proteção! As máscaras evitam a inalação, voluntária ou involuntária, de poeira e outras substâncias nocivas que estão no ar. Como resultado, as chances de surgimento ou agravamento de doenças respiratórias são reduzidas. As principais substâncias prejudiciais à saúde e que estão presentes no ar:

  • Poeira: o tipo de poeira mais comum é a gerada por terra e até mesmo pequenas partículas de areia, principalmente quando o tempo está muito seco e árido.
  • Gases: dependendo do ramo de atuação da empresa, o ambiente pode contar com diversos gases tóxicos extremamente nocivos à saúde humana.
  • Aerodispersóides: combinação de substâncias líquidas ou sólidas que estão presentes no ar.

Classificação das máscaras de proteção

Dentro do universo dos equipamentos de proteção individual, a máscara de proteção contra poeira e demais substâncias é classificada como uma peça facial filtrante (PFF), com os respiradores correspondentes identificados como P1, P2 e P3. Esta indicação é determinada pelo modelo de filtro mecânico utilizado em cada máscara e também considerando a capacidade de retenção de agentes contaminantes específicos. Confira:

  • PFF-1: máscara de proteção contra poeira e névoas. Semifacial. A capacidade de retenção de partículas é baixa.
  • PFF-2: máscara de proteção contra poeira, névoas e fumos. Semifacial. A capacidade de retenção de partículas é média.
  • PFF-3: máscara de proteção contra partículas tóxicas finas e também radionuclídeos. A capacidade de retenção de partículas é alta.

Máscara de proteção contra poeira: veja quais são os pontos de atenção

Quem acompanha as postagens aqui no blog da EPI Tuiuti sabe muito bem que não dá para abrir mão da qualidade quando é preciso comprar equipamentos de proteção individual. É o caso da máscara de proteção contra poeira, por exemplo. Trata-se de um item indispensável no dia a dia de trabalhadores de vários segmentos, e que favorece diretamente o seu bem-estar e contribui para uma rotina mais saudável.

Que tal saber mais sobre as especificações técnicas, modelos disponíveis, preços e condições? Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas! Nossa equipe é formada por profissionais experientes e que lidam diariamente com a comercialização de máscaras de proteção e diversos outros EPIs. Você sabe que pode confiar!

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.