Arco Elétrico: o que diz a NR 10 a respeito do tema

Arco Elétrico: o que diz a NR 10 a respeito do tema
O arco elétrico acontece quando uma corrente elétrico passa pelo ar ou por outro meio isolante.

© Depositphotos.com / iodrakon O arco elétrico acontece quando uma corrente elétrico passa pelo ar ou por outro meio isolante.

O arco elétrico, também conhecido como arco voltaico, é o resultado da passagem de uma corrente elétrica pelo ar ou por outro meio isolante — como o óleo, por exemplo. Para estes casos, considera-se que o meio isolante se refere ao meio que dificulta a passagem da corrente elétrica.

Os arcos voltaicos são considerados a maior e mais intensa fonte de calor que pode existir no planeta. Sua temperatura é extremamente elevada, podendo chegar até a 20.000 °C. Com essa característica, as correntes elétricas assumem uma carga muito grande de calor durante a ocorrência de um arco elétrico. Por apresentar essas elevadas temperaturas, a principal consequência desse acontecimento é a ocorrência de queimaduras nas pessoas que estão próximas ou expostas ao arco elétrico.

Além disso, pode acontecer de as pessoas ficarem feridas por conta de quedas. Isso ocorre porque, quando uma corrente elétrica passa por um meio isolante, é normal que ondas de pressão se formem pelo ar. Caso o arco elétrico seja formado em uma altura elevada, portanto, os indivíduos que estão próximos ao local podem se desequilibrar e cair, sofrendo ferimentos graves.

Por conta desses riscos, a Norma Regulamentadora de número 10 (NR 10) determina uma série de procedimentos e cuidados que garantem melhores condições de segurança e saúde no trabalho com instalações elétricas. De acordo com a Norma, todas as situações que envolvem eletricidade precisam ser desenergizadas, a fim de garantir a maior segurança para os trabalhadores envolvidos. Caso a desenergização não seja possível, recomenda-se que se tomem outras medidas, como barreiras, sinalização e isolamento das partes vivas.

Outro ponto apontado pela NR1 0 diz respeito à proteção individual dos trabalhadores. A Norma estabelece que, quando as medidas de proteção coletiva não forem suficientes, os trabalhadores precisam utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos para o trabalho com eletricidade, além de ferramentas isoladas eletricamente.

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.