Blusão de raspa: saiba quais atividades profissionais fazem uso do EPI

Poucas atividades profissionais apresentam tantos riscos aos trabalhadores quanto às funções de soldador em metalurgias e siderurgias, assim como de quem trabalha em marmorarias. E em atividades assim, o uso de blusão de raspa é essencial. Já ouviu falar desse equipamento de proteção individual? A gente explica tudo sobre este EPI aqui, no post de hoje do blog da EPI Tuiuti.O blusão de raspa tem este nome porque é confeccionado com rapas de couro bovino que são curtidas ao cromo. Além disso, é uma vestimenta com possui costura com fio de algodão e/ou aramida (depende do modelo). Seu fechamento é frontal com velcro ou botão de pressão, normalmente metálico, ainda com elástico de ajuste embutido no canto da manga, o que garante ainda mais proteção.A espessura média de blusões de raspa também pode variar, sendo a média de 1,50 mm.  A gramatura também pode mudar conforme o modelo, sendo de 0,0815 gramas/cm² a 0,815 kg/m². Além disso, é possível encontrar nos tamanhos P, M, G, XG e EXG.

Onde o blusão de raspa é utilizado?

  • Atividade que envolva riscos ao usuário quanto à abrasão e escoriações.
  • Atividades de solda.
  • Indústrias Metalúrgicas.
  • Indústrias Siderúrgicas.
  • Marmorarias.

Importante ressaltar que a versatilidade de uso do blusão de raspa somente é possível graças à qualidade do EPI. Um blusão de qualidade inferior, por exemplo, dificilmente atenderá as exigências de qualidade dos segmentos citados, pois são nichos que lidam com atividades de grande risco. Por isso, é essencial contar com fornecedores de confiança quando pensamos em equipamentos de proteção individual.

Nomenclaturas comuns

BR-TPV: tamanho P, com emendas nas costas, fechamento em velcro, com gola;

BR-TMV: tamanho M, com emendas nas costas, fechamento em velcro, com gola;

BR-TGV: tamanho G, com emendas nas costas, fechamento em velcro, com gola;

BR-TXGV: tamanho XG, com emendas nas costas, fechamento em velcro, com gola;

BR-TEXGV: tamanho EXG, com emendas nas costas, fechamento em velcro, com gola;

BR-TPB: tamanho P, com emendas nas costas, fechamento em botões, com gola;

BR-TMB: tamanho M, com emendas nas costas, fechamento em botões, com gola;

BR-TGB: tamanho G, com emendas nas costas, fechamento em botões, com gola;

BR-TXGB: tamanho XG, com emendas nas costas, fechamento em botões, com gola;

BR-TEXGB: tamanho EXG, com emendas nas costas, fechamento em botões, com gola;

BJ-80VB: 80 cm altura, fechamento em velcro e botões, com elástico interna na cintura e armação metálica na gola.

Dicas de conservação

Tão importante quanto ter um blusão de raspa de qualidade, que atenda aos padrões mínimos de segurança, é conservá-lo da maneira correta para garantir sua utilização com muitos e muitos anos. Para tal, algumas dicas são essenciais, começando pelo espaço onde irá guardá-lo. Todas as unidades devem ser guardadas em locais sem a presença de luz ultravioleta.

Além disso, o ideal é evitar locais com umidade elevada e também calor excessivo. Logo, os blusões devem ficar em espaços secos, como armários. Já em relação ao transporte, devem ser transportados separadamente de outros itens de segurança e demais produtos. Também é recomendado não lavar e secar em calor excessivo.

Fale com quem entende tudo de blusão de raspa e EPI

Formada por profissionais que realmente entendem tudo de equipamentos de proteção individual, a EPI Tuiuti é uma empresa que atua com destaque há anos em um dos mercados mais competitivos que existem, o que compra seu alto nível profissional.  Por aqui, você encontra blusão de raspa para soldador e jatista. CONFIRA AQUI todos os detalhes.

Aproveite para também entrar em contato com nosso time comercial e esclareça todas as suas dúvidas sobre preços, condições, prazos e muito mais. Envie seu e-mail clicando aqui ou ligue para (11)2090-2988.
Crédito: Ikonoklast_Fotografie / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.