Como prevenir lesões e garantir qualidade de vida no trabalho

Trabalhadores
O cuidado e o respeito às regras de segurança na realização de atividades é primordial para o bem-estar no trabalho.

De acordo com dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho), em torno de cinco mil pessoas morrem, todos os dias, no mundo todo, em decorrência de acidentes ou de doenças ocasionadas pelo exercício do trabalho.

Depositphotos.com/andresr O cuidado e o respeito às regras de segurança na realização de atividades é primordial para o bem-estar no trabalho.

A triste realidade brasileira não está distante de muitos países considerados pobres, pois, atualmente, o país ocupa a quarta posição no ranking mundial dos países em que mais acontecem acidentes de trabalho.

Considerando os dados estatísticos da Previdência Social, por ano no país são registrados mais de 900 mil acidentes de trabalho. E esses números são ainda maiores se considerarmos os acidentes que ocorrem com trabalhadores informais e sem registro, não computados pela Previdência.

As medidas tomadas para evitar acidentes de trabalho dependem obrigatoriamente de fatores como o tipo de atividade exercida, o ambiente onde o trabalho é realizado, as técnicas e conhecimentos empregados para cada função.

O cuidado e o respeito às regras de segurança na realização de atividades perigosas, assim como a organização, o conhecimento e a aplicação das formas de proteção e das medidas de segurança, já são atitudes que, quando adotadas com eficácia, surtem efeitos bastante positivos.

Outro fator imprescindível na prevenção de acidentes de trabalho é a adoção dos dispositivos existentes de proteção coletiva e individual, os famosos EPC’s (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI’s (Equipamento de Proteção Individual).

Vestuário de proteção adequado, protetores auriculares para diminuição de ruído, uso de óculos ou viseiras protetoras oculares e faciais, capacetes e dispositivos anti-queda, equipamentos de proteção respiratória, luvas e botas, dentre outros equipamentos que, quando usados corretamente e de acordo com as normas especificadas tanto pelo fabricante, quanto as dispostas na forma da lei, são medidas imprescindíveis e realmente satisfatórias de proteção dos trabalhadores.

Outro fator determinante para a prevenção dos acidentes de trabalho é a conscientização dos trabalhadores. Somente compreendendo os riscos das atividades exercidas e, a partir daí, a adoção de medidas reconhecidamente eficientes para segurança, é que poderemos reverter a crítica quarta posição que ocupamos no ranking de países onde ocorrem mais acidentes de trabalho no mundo todo.

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.