Conheça 3 características profissionais que podem causar acidentes de trabalho

Conheça 3 características profissionais que podem causar acidentes de trabalho
O perfil "fortão" acha que pode fazer tudo sozinho e sem proteção.

Conforme prevê o Artigo da Lei nº 8.213/91, acidente de trabalho é aquele que acontece durante a execução das tarefas diárias realizadas dentro da empresa e que podem provocar lesão corporal ou perturbação funcional, resultando em morte ou perda temporária ou permanente da capacidade para o trabalho.

Esses acidentes muitas vezes ocorrem por falha humana, devido à falta de respeito em relação as normas de segurança durante a realização do trabalho, podendo prejudicar não só o próprio trabalhador, mas também seus colegas e, consequência, a empresa.

Estima-se que cerca de 88% dos acidentes de trabalho são causados por falha humana. Para entender melhor como esse problema pode acontecer, separamos alguns perfis de profissionais que favorecem a ocorrências dos acidentes. Conheça três deles a seguir.

Perfis profissionais que podem causar acidentes

Cansado

Um dos grandes vilões do dia a dia dos profissionais é o cansaço mental e físico, colaborando efetivamente para o surgimento de acidentes. Para que esse tipo de problema não aconteça, é essencial que a jornada de trabalho estabelecida por lei seja cumprida, que funcionário tenha um boa noite de sono e faça regularmente atividades físicas.

© Depositphotos.com / vectorlab O esgotamento físico ou mental favorece a ocorrência de acidentes e erros no trabalho.

Imprudente

Uma das maiores causas de acidentes de trabalho é a imprudência, que acontece quando o profissional sabe o risco que envolve certas atividades, mas mesmo assim realiza o procedimento sem tomar nenhuma precaução ou cuidado. Entretanto, a desatenção nem sempre é uma característica pessoal e pode ser causada pelo excesso de trabalho ou cobrança dentro da empresa.

© Depositphotos.com / Tharakorn O imprudente esquece dos procedimentos de segurança e se expõe a riscos.

Valentão

Esse perfil acha que por ter um porte físico diferenciado, pode realizar qualquer atividade sozinho e sem a utilização dos Equipamentos de Proteção individual adequados. Os famosos valentões correm diariamente riscos desnecessários, podendo prejudicar sua saúde física e mental.

© Depositphotos.com / antonbrand O perfil valentão acha que pode fazer tudo sozinho e sem proteção.

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.