Conheça as medidas preventivas, riscos encontrados e EPIs usados em plataformas de petróleo

 

Dependendo do ramo de atividade da empresa, alguns ambientes apresentam mais riscos ao trabalhador do que outros. Já abordamos o tema aqui, inclusive, com um post sobre dicas para reduzir acidentes em plataformas de trabalho aéreo e vários outros. Aproveitando a deixa, no post de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre medidas preventivas, riscos encontrados em plataformas de petróleo e relembrar os EPIs mais indicados para esse local.

Riscos encontrados em plataformas de petróleo

Dentro do universo da segurança no trabalho, são quatro os principais riscos encontrados em plataformas de petróleo: incêndios; vazamento de gases; exposição solar; explosões. Confira na sequência em detalhes:

1 – Incêndios: impossível não pensar neste como o principal risco em uma plataforma de trabalho, justamente pela quantidade de vezes que elementos altamente inflamáveis são manipulados pelos trabalhadores ou mesmo em equipamentos. O risco de incêndio é uma constante e, justamente por isso, o uso de equipamentos de proteção individual de combate ao fogo é tão importante.

2 – Vazamento de gases: pouca gente sabe, mas o processo de refinamento de petróleo só é possível graças à elevação de sua temperatura e, durante isso, muitos gases tóxicos e inflamáveis são liberados no ambiente. A manutenção preventiva de equipamentos e a vistoria constante são dois elementos que fazem parte das melhores normas de segurança em plataformas de petróleo.

3 – Explosões: se há o risco de vazamento de gás, há o risco de explosões. Não são raros os casos de explosões, com intensidades diferentes, em plataformas de petróleo.

4 – Exposição solar: além do risco de se trabalhar com produtos inflamáveis, a exposição solar é um risco que também merece atenção. Os trabalhadores passam muitas horas expostos ao sol e isso pode gerar muitos problemas, como insolação e calor excessivo, além de problemas na visão. Por isso, é fundamental o uso da vestimenta adequada, óculos de proteção, capacete e outros EPIs.

Como minimizar os riscos em plataformas de petróleo?

Uma política moderna e eficaz de segurança no trabalho deve considerar a análise preliminar de risco em plataformas de petróleo. A parte diretiva do local deve observar, identificar e adotar todas as medidas necessárias para que os riscos sejam minimizados. Isso envolve o eventual isolamento de áreas muito críticas e adaptações estruturais e operacionais para tornar o ambiente mais seguro para todos os colaboradores.

A capacitação da equipe também é um grande diferencial para minimizar os riscos. Não abra mão de treinamentos específicos sobre as normas de segurança, uso de EPIs, manuseio de ferramentas e equipamentos, etc. Elabore um programa para destacar a importância da segurança e invista em campanhas de conscientização.

Uso correto dos EPIs

Não tem como ser diferente: o uso correto dos equipamentos de proteção individual faz toda a diferença quando pensamos no bem-estar dos trabalhadores em plataformas de trabalho. Depende da função, o colaborador não pode em hipótese alguma permanecer em determinadas áreas. Alguns dos principais EPIs utilizados:

Parece complicado contar com todos esses EPIs para cada um dos trabalhadores? Ainda bem que a EPI Tuiuti está ao seu lado! São anos e anos de experiência no mercado e uma equipe formada profissionais que realmente entende do assunto. Um time preparado para receber a sua solicitação de orçamento e esclarecer todas as dúvidas sobre cada equipamento de proteção individual.

Quer saber mais? CLIQUE AQUI para enviar o seu e-mail hoje mesmo. Caso prefira telefonar, os números de contato são: (11) 2090-2988 | 94712-3303.

RECEBA UM ORÇAMENTO DESSE PRODUTO!

SOLICITAR ORÇAMENTO

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.