Conheça as características do capacete de segurança M.S.A

Impossível pensar em um EPI mais necessário do que o capacete de segurança M.S.A., não é mesmo? E nem poderia ser diferente! O capacete protege o crânio de trabalhadores que desempenham atividades profissionais em áreas de grande risco, principalmente risco de quedas de objetos.

Em vários segmentos industriais, em áreas internas e externas, e na construção civil, este tio de capacete de segurança M.S.A. é um item obrigatório em todo o território nacional. Em outras palavras, é proibida a presença de pessoas em áreas de risco sem este EPI.

O capacete, além de evitar danos originados pela queda de objetos, também protege contra impactos diversos (quando o trabalhador, por exemplo, bate a cabeça em alguma estrutura) e ainda contra choques térmicos.

 

O que é um capacete de segurança M.S.A.?

O capacete de segurança M.S.A. é um capacete que pode ser de aba total, aba frontal ou mesmo sem aba. A sigla “M.S.A.” acabou se tornando um sinônimo desta linha de EPI em virtude da popularização ao longo dos anos. Caso não saiba, a sigla é de umas das empresas fabricantes deste equipamento de proteção individual.

 

Principais características do capacete de segurança

Todo e qualquer modelo de capacete de segurança M.S.A. deve ser composto por duas partes principais: casco e suspensão. A primeira delas, o casco, diz respeito à superfície externa e é normalmente fabricado com materiais de alta qualidade, como ABS de alta densidade ou mesmo polietileno.

Já a segunda parte, a suspensão, deve apresentar itens como coroa com cintas cruzadas e carneira em plástico, que formam a armação do capacete. A aba frontal protege a área dos olhos.

Ao pesquisar por capacetes de segurança, você também deve observar que alguns modelos podem conter protetores auditivos e/ou faciais, que normalmente são acoplados à base e oferecem ainda mais proteção ao usuário.

 

Modelos, divisões e classificações dos capacetes de segurança

A NR-6 (Norma Regulamentadora Nº6) estabelece a existência de dois modelos de capacetes de segurança. São eles:

– Classe A: capacete de segurança para uso geral, porém não recomendado para uso em atividades profissionais que lidam com energia elétrica;

– Classe B: capacete de segurança com isolamento elétrico, ideal para trabalhos com eletricidade.

Além da divisão principal em dois modelos, ainda existem três subdivisões:

1 – Contra impactos de objetos;

2 – Contra choques elétricos;

3 – Contra riscos originados pelo calor, como para brigadistas.

 

Cores: aprenda a identificar os modelos

Você sabia que cada capacete de segurança possui cores de acordo com suas finalidades? Pouca gente sabe disso, mas é verdade! Cada cor tem um objetivo, que você confere agora:

  • Amarelo: uso geral, para garantir visibilidade;
  • Cinza: indicado para engenheiros e arquiteto;
  • Branco: mais utilizado pelo mestre de obras e seus encarregados;
  • Azul: capacete utilizado pelos pedreiros de uma obra;
  • Verde:  para serventes e operários;
  • Vermelho: utilizado por carpinteiros;
  • Laranja: cor de capacete de eletricistas;
  • Preto: para técnicos em segurança do trabalho;
  • Marrom: cor de capacete de segurança de visitantes.

 

A Tuiuti conta com amplo estoque de capacete de segurança M.S.A.

Você não deve perder mais tempo pesquisando na internet e em lojas físicas por capacete de segurança M.S.A.

Aqui na Tuiuti você encontra esta linha de EPI e não precisa se preocupar com a procedência dos modelos. São todos, sem exceção, comercializados dentro dos mais rigorosos padrões de segurança e qualidade exigidos pelo mercado.  Além disso, a Tuiuti conta com estoque variado que garante ótimas opções de escolha, sempre que você precisar, e exatamente na quantidade que deseja.

Que tal conferir todos os modelos? Clique aqui!

Aproveite e entre em contato com a equipe da Tuiuti e esclareça todas as suas dúvidas sobre preços, condições de pagamento, entrega e muito mais. Envie sua mensagem aqui.

 

 

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.