Cuidados com os olhos no trabalho

Cuidados no Trabalho
O uso de EPI reduz em 90% os riscos de acidentes envolvendo os olhos.

Especialistas em segurança do trabalho afirmam que grande parte dos acidentes de trabalho envolvendo os olhos de trabalhadores poderia ser evitada caso houvesse a correta orientação à prevenção de acidentes.

Depositphotos.com/bitpics O uso de EPI reduz em 90% os riscos de acidentes envolvendo os olhos.

De acordo com dados da Previdência Social, o número de acidentes oculares de trabalho mais do que dobrou nos últimos anos, chegando a cerca de 5.000 acidentes só em 2011, tornado-se assim a quinta parte do corpo humano mais atingida por acidentes de trabalho.

Embora o risco de acidentes oculares esteja potencialmente presente em todas as profissões, alguns profissionais estão mais sujeitos.

É o caso dos profissionais que executam funções em soldas ou serragens, onde o simples uso do Equipamento de Proteção Individual já reduz em 90% os riscos de acidentes envolvendo os olhos.

Óculos de proteção com lentes são o principal equipamento de segurança. Os mais utilizados são os óculos com lentes de vidro temperado, com três milímetros de espessura ou lentes com vidros laminados plásticos, e esse equipamento ainda é passível de correção óptica caso o trabalhador necessite.

A indústria metalúrgica, assim como a de mineração, a indústria têxtil, de transportes, de artes gráficas, da construção civil, mecânica, da marcenaria e cerâmica, e da indústria química são as áreas com maior incidência de acidentes oculares no Brasil.

Outro problema frequente relatado é a CVS, ou Síndrome da Visão no Computador. Os portadores da síndrome apresentam sintomas como ardência, dor de cabeça, visão embaçada e sensação de areia nos olhos.

Para quem exerce o trabalho no computador, é preciso realizar pausas após 2 horas de trabalho, com o intuito de descansar a vista. O cansaço visual pode diminuir até 20% da capacidade de produção de um trabalhador.

Alguns oftalmologistas dão dicas simples para aliviar a tensão e o cansaço dos olhos, assim como prevenir acidentes como, por exemplo, piscar voluntariamente, pausar 5 minutos a cada 5 horas trabalhadas e, principalmente, usar óculos de proteção adequada para a função que exerce.

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.