Cuidados e riscos no manuseio de máquinas e equipamentos

 

Em praticamente todas as atividades industriais é preciso olhar com atenção para normas de segurança e também em relação aos EPIs, os famosos equipamentos de proteção individual. E nem poderia ser diferente, afinal são dois assuntos que merecem estar em pauta hoje e sempre para garantir máxima proteção e bem-estar aos trabalhadores. Aqui no blog, inclusive, já tratamos de tema semelhante, com um post sobre seis dicas de segurança para manuseio de máquinas pesadas. E, agora, vamos entrar no universo dos cuidados e riscos no manuseio de máquinas e equipamentos.

ATENÇÃO! Veja cuidados e riscos no manuseio de máquinas e equipamentos

Para evitar acidentes de diferentes escalas, o primeiro detalhe a ser observado é o treinamento técnico do profissional. Uma máquina de grande porte exige conhecimento apurado para a sua utilização, afinal são diversos comandos e etapas planejadas e que devem ser cumpridas com precisão. Inclusive, quando olhamos para o prisma da segurança, um bom treinamento e constantes atualizações podem evitar acidentes no dia a dia.

Isso acontece porque os riscos são muito grandes, principalmente quando pensamos em máquinas e equipamentos que trabalham com forças elevadas, cortes e energização constante. Todo cuidado é pouco e é preciso atenção 100% do tempo, afinal o mais simples descuido pode provocar acidentes gravíssimos!

No Brasil, a NR-12 é a norma regulamentadora que determina os parâmetros de segurança que devem ser seguidos por empresas que contam com máquinas e equipamentos.  Estabelece também os padrões de funcionamento para garantir que máquinas e equipamentos atendam aos requisitos mínimos de segurança, tudo para evitar problemas futuros.

Alguns riscos envolvidos

  • O trabalhador ficar preso, suas mãos ou peça de roupa, entre engrenagens e cilindros que fazem movimentos circulares.
  • Também ente uma corrente ou correia com suas respectivas polias.
  • Em máquinas de corte, contato com a serra (parte girante) ou em um esmeril (com a parte fixa).
  • Choques com intensidades variadas devido a fios desencapados ou mesmo contato da pele com áreas energizadas.
  • Queimaduras nas mãos e no rosto por falta do uso de luvas e máscara e óculos de proteção durante trabalho em máquinas que geram temperaturas elevadas e promovem faíscas constantes.

Cuidados necessários

  • O trabalhador deve evitar a todo custo o uso de relógios, pulseiras, anéis e outros adereços que possam se prender nas máquinas e equipamentos.
  • Roupas inadequadas também podem provocar acidentes, como camisas muito folgadas.
  • Jamais remova tampas ou acesse áreas de um equipamento sem a devida atenção aos padrões técnicos de segurança.
  • Faça sempre o travamento necessário assim que a máquina for desligada ou estiver parada por manutenção.

EPIs

Além do treinamento e de cursos, palestras e encontros para aperfeiçoamento, e atenção aos riscos e cuidados, o trabalhador também tem o direito de contar com os equipamentos de proteção individual mais indicados para manuseio de máquinas e equipamentos. A empresa deve fornecer, obrigatoriamente, óculos de proteção, luvas, capacetes, protetores auriculares e todo os demais EPIs para cada atividade.

E você sabe muito bem que não dá para contar com produtos de pouca qualidade quando o assunto é segurança no dia a dia. É por isso que a EPI Tuiuti é a melhor alternativa para a sua indústria. Por aqui, você encontra um atendimento especializado com todo o suporte necessário para comprar os EPIs que deseja, na quantidade que precisa e sem medo de errar.

Confira hoje mesmo o que podemos fazer por você! CLIQUE AQUI para enviar e-mail de orçamento, ou com suas dúvidas iniciais, ou ligue para +55 (11) 2090-2988.

Crédito: uchar / Tipo de licença: Royalty-free Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

RECEBA UM ORÇAMENTO DESSE PRODUTO!

SOLICITAR ORÇAMENTO

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.