Dia do Marceneiro: saiba quais são os 7 EPIs fundamentais para esta profissão

© Depositphotos.com / Syda_Productions Os marceneiros estão diariamente expostos a diversos riscos, desta forma é imprescindível a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados.

Celebrado anualmente em 19 de março, o Dia do Marceneiro é uma data que teve origem nos tempos bíblicos e que coincide com o Dia de São José, pai de Jesus na Terra e o primeiro marceneiro registrado pela história. A data serve para homenagear uma das profissões mais antigas do mundo, e que exige que o trabalhador tenha muita criatividade, talento, inteligência e cuidado.

Para que o trabalho deste profissional seja o mais perfeito possível, o marceneiro precisa ter muita técnica e entender muito bem sobre tecnologias variadas, que permitem auxiliá-lo durante a fabricação dos móveis. Além disso, este é um trabalhador que precisa estar devidamente treinado para trabalhar com desenhos, croquis e ter conhecimento sobre a matéria prima dos produtos utilizados.

Assim como acontece em muitas outras profissões, os marceneiros estão diariamente expostos a diversos riscos, e a utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é fundamental para garantir a segurança do profissional durante a execução do trabalho.

Vale destacar que o uso de EPIs é obrigatório por lei, sendo que os dispositivos são exigidos em todos os estabelecimentos em que se prática este tipo de atividade e qualquer outra que ofereça algum tipo de risco ao profissional. Isso porque esse tipo de equipamento confere é responsável por proteger os profissionais e evitar possíveis acidentes de trabalho.

Vale lembrar que os equipamentos de proteção devem ser distribuídos gratuitamente pelos empregadores, e precisam estar em ótimo estado de conservação e funcionamento. Para que os marceneiros utilizem os EPIs corretamente, cabe à empresa contratante realizar palestras e cursos de orientação que permitam que os profissionais entendam o uso e a importância do dispositivo, bem como os riscos a que estão expostos durante o exercício de sua profissão.

Veja abaixo alguns dos principais Equipamentos de Proteção Individual para marceneiros:

7 EPIs fundamentais para os marceneiros