Dicas de proteção contra incêndio no trabalho!

Sinalização
A sinalização das saídas emergenciais é primordial para fcilitar a evacuação em situações de perigo.

As formas de proteção contra incêndio são encontradas na Norma Regulamentadora número 23, criada em 1978. Apesar de um pouco deficitária, a NR23 recebeu atualizações ao longo do tempo que lhe conferiram mais segurança, sendo a última atualização ocorrida em maio de 2011.

Esta Norma Regulamentadora define os procedimentos que devem ser adotados por todas as empresas no que se refere à proteção contra incêndios, assim como a adoção de medidas emergenciais como a instalação de saídas de emergência, a aquisição de equipamentos corretos e em condições suficientes para o combate ao fogo, assim como o correto treinamento dos profissionais.

Flickr.com/tacker A sinalização das saídas emergenciais é primordial para fcilitar a evacuação em situações de perigo.

Da própria redação da Norma Regulamentadora:

23.1. Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.

23.1.1. O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre:

a) utilização dos equipamentos de combate ao incêndio;

b) procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança;

c) dispositivos de alarme existentes.

23.2. Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.

23.3. As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída.

23.4. Nenhuma saída de emergência deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.

23.5. As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.