Eletricidade e a segurança no trabalho

Eletricista
Choques e explosões são alguns dos riscos envolvidos nas atividades com eletricidade.

Em nosso mundo contemporâneo, a eletricidade está a nossa volta. Estamos cercados de aparelhos e circuitos elétricos por todos os lados, facilitando e tornando nossa vida muito mais prática e interativa.

Todavia, para a manutenção das redes elétricas, sua correta instalação e realização de reparos, precisamos de profissionais treinados e especializados, com conhecimentos específicos, especialmente com relação à segurança.

O trabalho com eletricidade contém alta periculosidade, somente profissionais capacitados e autorizados podem realizá-lo da maneira correta. Antes de iniciarem as suas atividades, eles aprendem sobre práticas de segurança, que incluem noções sobre bloqueios das fontes de energia, uso de equipamentos de teste, a utilização correta de ferramentas e, especialmente, sobre o uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual).

Os riscos a que se expõem os profissionais que trabalham com eletricidade estão relacionados aos choques e explosões elétricas, e, por consequência, queimaduras passíveis de lesões muitos graves e, em alguns casos, a morte.

Depositphotos.com/photography33 Choques e explosões são alguns dos riscos envolvidos nas atividades com eletricidade.

Para que a segurança no trabalho seja garantida, é importante que os EPIs usados por esses profissionais sejam os adequados à função que estão exercendo e, mesmo assim, algumas regras se fazem presentes, como:

  • Manter sempre o EPI em condições seguras de uso;
  • Utilizar capacetes não condutivos;
  • Utilizar sempre proteção para a face e olhos;
  • Evitar o uso de EPI quando esse apresentar falhas técnicas como buracos, bolhas, rasgos, manchas por ação de substâncias químicas, rachaduras e cortes ou quaisquer defeitos que possam danificar suas propriedades isolantes.

Outro fator de segurança quando falamos de EPI refere-se ao prazo de validade e também à qualidade do equipamento. Utilize somente equipamentos de proteção individual dentro do prazo de validade, dentro das condições de segurança e correto armazenamento estabelecidas pelo fabricante. Certifique-se de adquirir produtos, EPIs e ferramentas de trabalho, de qualidade comprovada, de preferência em lojas especializadas e com credibilidade no mercado, como a Tuiuti que é referência desde 1987.

De maneira geral, é necessário além do conhecimento técnico especializado, também o bom senso, como forma de segurança quando falamos em eletricidade. Conhecer o equipamento que está sendo utilizado, aplicar as práticas de segurança necessárias e específicas para cada circuito elétrico e somente proceder de acordo com as normas de segurança já são garantias eficientes de um trabalho seguro e de qualidade.

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.