Entenda o conceito do quadrilátero do fogo e sua relação com a segurança do trabalho

Para implementar as melhores medidas de segurança do trabalho no dia a dia, é fundamental conhecer todos os aspectos envolvidos. Um bom exemplo disso ocorre quando analisamos a relação que existe com o triângulo de fogo, que você já leu por aqui, e também com o quadrilátero de fogo.

Conhecer a fundo todos os detalhes que envolvem o quadrilátero de fogo, também chamado de quadrado / tetraedro de fogo, é essencial para saber lidar com as particularidades, exigências e os perigos da combustão em determinadas áreas da empresa, em máquinas e equipamentos, etc. Quer saber mais detalhes? Continue lendo o post de hoje, aqui no blog da EPI Tuiuti.

Quadrilátero de fogo: definição e procedimentos de segurança do trabalho

O quadrilátero de fogo é configurado quando um foco de incêndio foge do controle, quando a situação entra na classificação de ‘reação em cadeia’. O quadrado de fogo retrata a estabilidade da queima por reação em cadeia, quando ocorre a auto alimentação das chamas através do contato com radicais livres liberados por reações químicas. A diferença é justamente essa quando comparamos com o triângulo de fogo, ou seja, a presença da reação em cadeia no quadro:

O quadrilátero é formado por:

  • Combustível: material que pode entrar em combustão, como papel, pano, madeira, tintas, metais, estopa, dentre outros;
  • Comburente: elemento que faz o combustível entrar em combustão. O mais comum é o oxigênio;
  • Temperatura de ignição: ocorre quando a temperatura da chama ultrapassa o nível de queima do combustível;
  • Reação em cadeia: auto alimentação das chamas, por radicais livres.

Dentro de uma política de segurança do trabalho, o quadrilátero de fogo exerce o papel de informar sobre os riscos da combustão fora de controle e, também, orientar o trabalho dos brigadistas, que pode ser ‘separado’ em quatro etapas principais. São elas:

  1. Isolamento;
  2. Abafamento;
  3. Resfriamento;
  4. Extinção química.

Por se tratar de um perigo grande, é indispensável a atuação de profissionais experientes no combate a incêndio. Somente pessoas treinadas e utilizando os equipamentos corretos podem desempenhar tal função. Nunca, em hipótese algum, desconsidere os riscos ou sua importância.

EPIs de combate a incêndio

Outro fator tão ou mais importante que conhecer sobre o quadrilátero de fogo e os procedimentos de segurança do trabalho que devem ser seguidos, é ter à disposição os equipamentos de proteção individual certos para combater focos de incêndio. A EPI Tuiuti sabe muito bem disso e trabalha com produtos de alto padrão para atender as mais variadas necessidades.

Por aqui, você encontra luvas de proteção, calçados de segurança, óculos de proteção, vestimentas adequadas, máscaras para respiração e muito mais. São produtos de altíssimo padrão e que somente chegam ao mercado após rigorosos testes de resistência e usabilidade.

Entre em contato hoje mesmo para conhecer mais sobre preços e condições, disponibilidade de produtos e muito mais. O atendimento é sempre personalizado e especializado, desde o primeiro contato. CLIQUE AQUI para enviar o seu e-mail ou, se preferir, ligue no horário comercial para (11) 2090-2988.

Crédito: BrianAJackson / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.