Entenda o que é um cipeiro e quais são as principais funções

© Depositphotos.com / Kzenon O cipeiro tem como principal responsabilidade fiscalizar a empresa e as condições de trabalho a que os funcionários estão sendo submetidos diariamente.

Responsável por atuar preventivamente contra as condições de risco no ambiente de trabalho, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é formada por funcionários de uma empresa que zelam pela saúde e segurança do trabalho, além de exercerem a função para que foram contratados. O principal objetivo desta comissão é prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Os membros da CIPA recebem o nome de cipeiros, e são colaboradores eleitos ou nomeados para representar os demais funcionários da empresa por um período de um ano. Tanto empregadores como empregados devem estar entre os integrantes de Comissão, sendo que o número total de cipeiros varia de acordo com a quantidade de funcionários da organização e a Classificação Nacional de Atividades Econômicas da empresa.

O cipeiro é responsável por fiscalizar a empresa e as condições de trabalho a que os colaboradores são submetidos. Para isso, eles devem estar sempre atentos ao ritmo diário de trabalho, às condições gerais do ambiente, à pressão da chefia, ao estado de conservação dos maquinários e equipamentos, entre outros detalhes. O cipeiro deve fazer rondas diárias, ouvir reclamações de trabalho e agir sempre que a empresa colocar lucro na frente da segurança.

É de extrema importância que o cipeiro esteja ciente de suas responsabilidades e se proponha a ser um agente de mudança, colocando-se como elemento articulador para resolver todos os problemas que possam surgir. Assim que ele for nomeado, o trabalhador passa a integrar a CIPA e tem funções a seguir.

Principais funções cipeiro

  • Estar à frente dos assuntos relacionados a segurança do trabalho;
  • Participar de forma ativa da prevenção de acidentes de trabalho;
  • Colaborar com o treinamento de segurança dos outros trabalhadores;
  • Denunciar possíveis falhas de segurança no trabalho;
  • Sugerir e buscar soluções.