EPI para atividades que envolvem eletricidade

As atividades que envolvem eletricidade e sistemas elétricos em geral requerem uma série de cuidados para que possíveis riscos de acidentes sejam minimizados e, tanto a saúde, quanto a segurança dos trabalhadores que executam essas funções, seja garantida.

Depositphotos.com/-Taurus- As vestimentas devem possuir propriedades contra condutibilidade, influências eletromagnéticas e inflamabilidade.

A Norma Regulamentadora Nº 10 (NR10), em seu item 10.12.1, exige ações de emergência envolvendo instalações e serviços com eletricidade em geral. Assim sendo, faz-se necessário considerar, além do choque térmico, também os riscos de arco elétrico, avaliando todos os cenários acidentais possíveis e os respectivos mecanismos de defesa ou resposta caso os acidentes realmente venham a acontecer.

Em seu item 10.2.9.2, a NR10 dispõe sobre as vestimentas e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) necessários à execução dos trabalhos que envolvam eletricidade. Nesse mesmo item, a Norma estipula que as vestimentas ou EPI’s devem ser adequadas às atividades, observando se elas possuem condutibilidade, influências eletromagnéticas e, especialmente, inflamabilidade.

Quanta à inflamabilidade, a Norma é taxativa, visto que a escolha da vestimenta de trabalho correta evita que a mesma entre em combustão e agrave ainda mais as queimaduras e os ferimentos provocados pelo arco elétrico.

Assim sendo, os Equipamentos de Proteção Individual para atividades que envolvem eletricidade, compreendem:

É importante salientar que além de fornecer os EPI’s corretos e em bom estado de conservação e funcionamento, cabe também aos empregadores a correta instrução e treinamento dos seus funcionários, a fim de que os riscos de acidentes sejam sempre minimizados.

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.