Mais do que segurança! Conheça os benefícios de cada modelo de botas para trabalho em obras

Em atividades profissionais que apresentam algum tipo de risco à integridade física dos trabalhadores, o uso dos EPIs é essencial e obrigatório. Os famosos equipamentos de proteção individual estão presentes, por exemplo, em canteiros de obra de todo o território nacional. Dentre os mais comuns, as botas para trabalhos em obras certamente merecem destaque especial.

Sabe o motivo?

As botas garantem proteção em diversas situações. A mais comum é para evitar que o trabalhador sofra perfurações nos pés em razão da presença de pregos, metais retorcidos, pedaços de madeira e vários outros materiais perfurantes que possam machucar e, dependendo da gravidade, até mesmo afastar a pessoa do trabalho e agravar sua condição clínica.

Além das perfurações, as botas para trabalho em obras também garantem proteção contra choques elétricos, torções e impactos em geral, contato com agentes químicos, temperaturas altas e baixas, ataque de animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões, muito comuns em obras.

 

Botas para trabalho em obras: principais modelos e seus benefícios

As botas para trabalho em obra são encontradas com mais facilidade em três modelos principais: botas de PVC injetado, botas de borracha e botas de couro. Cada qual apresenta particularidades e são indicadas para situações próprias:

– Botas de PVC injetado: EPIs indicados para canteiros de obras com elevado nível de umidade, com áreas alagadas. Botas 100% impermeáveis e muito resistentes, com solados variados, cano curto médio ou longo.

– Botas (botinas) de couro: são modelos também disponíveis com canos curtos, médios e longos, porém apresenta maior nível de conforto em comparação às botas citadas anteriormente.  O nível de resistência é equiparado. Botas indicadas para canteiros de obras secos, como para trabalhos em alvenaria e revestimentos.

– Botas de borracha: modelo bem popular e indicado para proteção contra impactos no bico do pé e ossos laterais (como metatarsos) e quedas de produtos. Botas que podem ser utilizadas com proteção extra à penetração de materiais pontiagudos, como pregos. A palmilha pode também conter revestimento de aço e é um EPI ideal para trabalhos em áreas com muita incidência de aranhas, cobras e escorpiões.

 

O ponto principal na hora de escolher a bota certa é analisar o cenário e sua necessidade. Como vimos, cada modelo é mais indicado conforme o terreno e tipos de problemas existentes. Portanto, não deixe de analisar com cuidado o local de trabalho.

 

ABNT e MTE

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estabelecem as normas nacionais para utilização de calçados de segurança:

– ABNT NBR ISO 20344:2008 – Equipamentos de Proteção Individual – Métodos de ensaio para calçados;

– ABNT NBR ISO 20345:2008 – Equipamento de proteção individual – Calçado de segurança;

– ABNT NBR ISO 20346:2008 – Equipamento de proteção individual – Calçado de proteção;

– ABNT NBR ISO 20347:2008 – Equipamento de proteção individual – Calçado ocupacional;

– NR 6 (MTE) – Equipamento de proteção individual – EPI.

 

Pesquisando por botas para trabalhos em obras? Fale com a Tuiuti!

Quem conhece o universo de EPI sabe que a Tuiuti é uma empresa especializada em vários tipos de equipamentos de proteção individual. É o caso das linhas de botas para trabalhos em obras! Por aqui, sem qualquer sombra de dúvidas, você encontra variedade e qualidade em produtos de altíssimo padrão.

Fabricadas com materiais resistentes e que garantem durabilidade, tais botas são indispensáveis em canteiros de obras de todo o Brasil. É uma questão de segurança, de preservar a integridade física de trabalhadores que desempenham atividades em terrenos sujeitos a vários riscos.

Quer saber mais? Entre em contato hoje mesmo com a Tuiuti e solicite informações sobre preços e condições de pagamentos das botas. O atendimento é personalizado, desde o primeiro contato, para que você feche um grande negócio! Envie sua mensagem eletrônica clicando aqui.

 

Imagem: francisblack | iStock / Getty Images Plus

 

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.