Principais placas de sinalização de segurança do trabalho na construção civil

iStock.com / adventtr As placas de sinalização de segurança indicam a existência de fatores de risco em obras da construção civil.

Responsáveis por alertar funcionários e visitantes sobre os perigos existentes no local de trabalho e a necessidade de utilizar equipamentos de proteção individual no ambiente, as placas de sinalização de segurança são indispensáveis em uma obra da construção civil. Trata-se de dispositivo que avisa a existência de fatores de risco como piso escorregadio, existência de buracos e possibilidade de quedas de objetos.

Conheça a seguir as principais placas de sinalização de segurança que são utilizadas na construção civil.

Placas de sinalização de segurança na construção civil

A construção civil é um ambiente de trabalho que possui vários elementos que podem provocar acidentes de trabalho, tais como: terrenos irregularidades, fiação elétrica exposta, uso de ferramentas pesadas e pontiagudas, entre vários outros fatores. Por isso, é fundamental que todos esses potenciais riscos sejam identificados e devidamente informados por meio da instalação das placas de sinalização de segurança.

As mais utilizadas são:

Cuidado: Homens trabalhando;

Perigo: Afaste-se;

– Atenção: Área em construção;

– Atenção: Obrigatório o uso de óculos de segurança;

– Proibido fumar;

– Saída de emergência;

– Atenção: Elevador em manutenção;

– Uso obrigatório dos equipamentos de proteção individual;

– Perigo: Choque Elétrico;

Cuidado: Tinta fresca;

– Perigo: Alta tensão;

– Aviso: Área de barulho intenso. Obrigatório uso de protetor;

– Aviso: Área superior a dois metros de altura. Obrigatório uso de cinto de segurança;

– Aviso: Obrigatório uso de calçado de segurança.

De acordo com a Norma Regulamentadora nº 26, as placas de sinalização devem respeitar um padrão de cores que facilitam a identificação do tipo de aviso e perigo sinalizado. A cor vermelha, por exemplo, indica a presença de equipamentos de combate a incêndios. As placas amarelas são sinais de aviso para atenção, verificação e precaução. Placas de segurança azuis determinam a obrigatoriedade do uso de EPIs. A cor verde indica socorro, apontando saídas de emergência, postos de atendimento e caixas de primeiros-socorros.

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.