Saiba como escolher as luvas isolantes de para eletricistas, conforme a categoria

Saiba como escolher as luvas isolantes para eletricistas, conforme a categoria
As luvas isolantes para eletricista são fabricadas em material específico e que tem a capacidade de isolar o profissional contra choques elétricos.

iStock / Getty Images Plus / francescomoufotografo As luvas isolantes para eletricista são fabricadas em material específico e que tem a capacidade de isolar o profissional contra choques elétricos.

Os chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são necessários e obrigatórios em várias atividades profissionais, e todos os colaboradores de uma empresa que trabalham em condições de risco devem usar este tipo de equipamento como uma forma de garantir sua segurança e proteção. É dever da empresa contratante providenciar o equipamento necessário, bem como se certificar que ele está em boas condições de uso.

Uma das profissões que exigem o uso de EPIs é a de eletricista, já que lida com altas tensões. Nessa área de atuação, o risco de sofrer um choque ou uma descarga elétrica é extremamente alto e qualquer descuido pode ser fatal, por isso, é essencial o uso de um dispositivo conhecido como luvas isolantes.

Luvas isolantes para eletricista: o que são?

As luvas isolantes para eletricistas são fabricadas com material específico, que tem a capacidade de isolar o profissional de uma descarga elétrica ou de um choque. É fundamental destacar que existem luvas próprias para cada categoria e que, na função de eletricista, todas devem ter capacidade isolante.

Para escolher a luva certa para a sua categoria, é preciso se atentar a alguns detalhes. O primeiro deles diz respeito à classificação das luvas isolantes, que usa uma escala que vai de zero até quatro, sendo que o número da escala corresponde ao grau de proteção que a luva oferece. Isso significa que luvas zero oferecem uma proteção menor do que as demais.

Cada número da luva isolante deve suportar uma voltagem. Essas informações sempre vêm apontadas pelo fabricante nas embalagens e, por isso, a dica para escolher as luvas isolantes corretas é saber a voltagem que o profissional terá contato. Outro ponto a ser verificado na hora de escolher a luva isolante ideal para o eletricista é se atentar para que elas sejam de manga longa. Isso porque o equipamento deve proteger não apenas as mãos, mas os braços.

Além de usar as luvas isolantes, faz parte e é obrigatório o uso de uma luva de vaqueta por cima da luva isolante, quando essa for do tipo condutiva. Essa luva de vaqueta tem a função de proteger a luva de borracha contra perfurações que possam ocorrer durante o trabalho.

Tipos de luvas isolantes para eletricista

Existem diferentes tipos de luvas isolantes para eletricistas. A escolha depende da área de atuação. As luvas são:

Luvas isolantes de borracha

Protegem quem trabalha em circuito energizado contra choques elétricos.

Luva de cobertura

É usada por cima da luva de borracha, protegendo de danos mecânicos, como fissuras.

Luva de proteção tipo condutiva

Esse tipo de luva é mais justo e deve ser utilizado por quem trabalha em manobras em que se tenha corrente elétrica.

Luva de vaqueta

Como já foi falado, esse tipo de luva é utilizado por cima das luvas condutivas, com a finalidade de proteger contra furos ou outros danos mecânicos.

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.