Saiba quais os principais indicadores de segurança do trabalho

As postagens aqui no blog da Tuiuti abordam vários temas relacionados ao bem-estar e proteção dos colaboradores através do uso dos famosos equipamentos de proteção individual, os EPIs. Porém, tão importante quando fornecer capacetes de segurança, óculos de proteção e vários outros itens, é analisar com atenção os principais indicadores de segurança do trabalho.

Para quem não sabe, tais indicadores não servem apenas para que os diretores da empresa acompanhem e tenha consciência sobre o atual cenário da organização, mas para que mudanças sejam feitas conforme os padrões exigidos por lei. Quer saber mais? Confira na sequência do post de hoje.

Problemas? Confira indicadores de segurança do trabalho que devem ser regularizados

1 – Dê olho nas multas

Quando os principais aspectos da segurança do trabalho não estão adequados e o Ministério do Trabalho realiza inspeções, as multas chegam! Toda e qualquer empresa está sujeita a isso e deve se atentar às leis de segurança do trabalho, justamente para evitar as multas que podem ser pesadas. Nesse cenário, contabilizar os gastos com pagamento de tais multas é um bom indicador de segurança do trabalho, para saber como está sendo tratado esse aspecto dentro da empresa.

2 – Inspeções rotineiras

Outro indicador de segurança do trabalho é uma boa inspeção. Ou melhor, inspeções de segurança em máquinas, instalações, veículos, ferramentas, EPIs e outros elementos que devem estar adequados às exigências legais. Uma boa dica para que isso se torne uma rotina saudável e duradoura, é criar um planejamento de inspeções de segurança com profissionais indicados e qualificados, ter um check-list em mãos do que está sendo verificado e um calendário fixo de inspeções.

3 – Não conformidades na empresa

O número de não conformidades encontradas em inspeções de segurança também é um forte indicador.  Verifique e faça um acompanhamento de todas as não conformidades encontradas em cada uma das inspeções. Dessa maneira, a cada nova avaliação, é possível determinar se as não conformidades estão aumentando ou diminuindo. Evidentemente, não custa nada reforçar, em situações de extremo perigo aos colaboradores, as não conformidades devem ser reportadas imediatamente para que todas as medidas corretivas sejam aplicadas.

4 – Exames de saúde dos colaboradores

É comum que muitos gestores pensem em segurança somente em relação aos riscos de acidentes físicos, como torções, pancadas, queda de objetos, queimaduras, etc. Porém, um indicado de segurança do trabalho que também deve ser considerado é aquele que analisa o número de exames de saúde solicitado pelos médicos do trabalho. Tais exames podem conter diversos casos de lesão por esforço repetitivo, o LER, problemas de estresse e vários outros. Para tal, você pode solicitar ao(s) médico(s) de trabalho da empresa o envio de relatórios semanais ou mensais com esse tema.

A Tuiuti pode te ajudar!

Uma boa maneira de começar a resolver os problemas revelados nos indicadores de segurança do trabalho é olhando com atenção aos EPIs disponibilizados às equipes de trabalho. Estão em bom estado de conservação ou precisam ser trocados com urgência. Caso precise comprar novos itens, não dê margens ao acaso. Fale diretamente com a equipe comercial da Tuiuti.

O atendimento é personalizado e especializado desde o primeiro contato, justamente para que você não fique com qualquer dúvida sobre quais EPIs comprar ou quantos comprar. A Tuiuti está ao seu lado em todos os momentos, você pode confiar!

Entre em contato hoje mesmo. CLIQUE AQUI para enviar o seu e-mail ou ligue para (11) 2090-2988.

Crédito: SeventyFour / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

RECEBA UM ORÇAMENTO DESSE PRODUTO!

SOLICITAR ORÇAMENTO

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.