Saiba quais são os EPIs indispensáveis para transporte de produtos perigosos

Para a compreensão dos Equipamentos de Proteção Individual necessários na realização de transporte de produtos perigosos, deve-se, primeiramente, compreender o que vem a ser uma carga perigosa, assim como uma carga com produtos perigosos.

Uma carga perigosa é entendida como qualquer carga que apresente risco, mesmo que essa não contenha produtos perigosos. Exemplos: Carga muito alta, caminhão de boiadeiro, carga liquida parcial, entre outras.

Já as cargas com produtos perigosos são aquelas cargas que contem, em seu interior, qualquer produto considerado como perigoso.

O transporte de produtos perigosos, por sua vez, é compreendido como toda a operação que seja necessária para transportar algum produto perigoso, envolvendo nesse sentido a carga, a descarga, o transbordo, o trafego, as manobras e o estacionamento.

Qualidade Online Carga perigosa

Ainda com relação ao estacionamento para veículos de transporte perigoso, ressalta-se que os veículos só poderão estacionar, seja para pernoitar ou para descansar, em áreas determinadas por autoridades competentes.

EPIs indispensáveis para o transporte de produtos perigosos

Vale destacar que, dependendo do produto a ser transportado, além dos EPIs

considerados como básicos, a NBR 9735 pode exigir também os seguintes equipamentos de proteção individual:

– Botas de Borracha;

– Calça, macacão e camisa de trevira;

– Óculos de segurança específico para produtos químicos;

Andre Padilha Ferreira EPIs indispensáveis

– Semi-mascara para proteção da boca e nariz;

– Luva de raspa;

– Respirador para pó;

– Mascara do tipo panorâmica;

– Mascara de fuga;

– Capacete com protetor facial;

– Colete de sinalização;

– Máscara contra gases tóxicos.

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.