Segurança do trabalho na área industrial: saiba quais orientações para sinalização deste espaço

Antes de conhecemos as orientações para sinalização e tudo o que envolve a segurança do trabalho na área industrial, é fundamental que a organização e todos os líderes e gestores tenham em mente o quão importante é promover ambientes seguros para todos os seus colaboradores. Não há empresa de sucesso, de grande porte, que não tenha políticas com esse foco. No Brasil e no exterior, isso é lei!

Por segurança do trabalho na área industrial e em outros ambientes, entendemos a relação de medidas de adequação de espaço físico, uso de equipamentos de proteção individual (conforme atividades realizadas), criação e atualização de relatórios técnicos especializados, monitoramento de áreas de risco e outros fatores mais técnicos, que certamente você já acompanhou aqui no blog da EPI Tuiuti.

O que não pode faltar em projetos de segurança do trabalho na área industrial

1 – SESMT

Cada empresa precisa de profissionais especializados em segurança do trabalho conforme a quantidade de colaboradores que há na organização, com contrato CLT. O número de profissionais e as cargas horárias exigidas para cada um também depende. Você pode conferir em detalhes acessando outro post do nosso blog. Confira:

2 – Auditorias internas

A empresa deve realizar um levantamento detalhado de todos os aspetos que possam provocar acidentes ou doenças ocupacionais, isso em todos os setores. Tal análise deve gerar um relatório para viabilizar eventuais medidas de adequação do espaço físico, compra de novos EPIs e assim por diante. Agentes químicos, biológicos, físicos e ergonômicos são identificados e rapidamente corrigidos, ou os processos para tal são iniciados com urgência.

Sinalizações também devem ser apontadas e/ou corrigidas, assim como instaladas em áreas necessárias, como para indicar se há ou não ventilação, se a iluminação está correta, presença de maquinários, ferramentas e equipamentos que possam gerar riscos.

Importante ressaltar que os tipos de riscos no trabalho variam conforme as atividades realizadas pela empresa. Nesse ponto, a NR-15 orienta sobre trabalhos insalubres. A NR-16, por sua vez, trata sobre trabalhos perigosos.  Vale a pena consultar o site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para conferir informações detalhadas sobre em quais condições a sua empresa está classificada e/ou como deve proceder.

3 – PPRA

O programa de prevenção de riscos ambientes, o PPRA, é um dos documentos mais importantes quando o assunto é sinalização com foco segurança do trabalho na área industrial. LEIA AQUI todos os detalhes sobre o tema em mais um post publicado no blog do EPI Tuiuti.

Sinalização no ambiente industrial: EPIs

Muitas pessoas conhecem somente os EPIs mais populares, como capacetes de segurança, óculos, botas e por aí vai. Porém, o que pouca gente sabe é que há produtos de sinalização que também são classificados dentro dessa categoria. Listamos abaixo os principais com foco na sinalização de ambientes profissionais:

A EPI Tuiuti trabalha com produtos para sinalização e diversos outros equipamentos de proteção individual para você que busca qualidade e quantidade. São anos de experiência no mercado e sempre trabalhando com o que há de melhor. Justamente por isso, o reconhecimento é em âmbito nacional e há o compromisso de constante aperfeiçoamento.

Quer saber mais detalhes sobre todos os detalhes, preços e condições dos produtos que precisa ou deseja comprar? Entre em contato hoje mesmo com a equipe comercial. O atendimento é personalizado e especializado desde a primeira ligação ou e-mail, você pode confiar.

CLIQUE AQUI para enviar o seu e-mail ou ligue para (11) 2090-2988.

Crédito: Mathisa_s / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

RECEBA UM ORÇAMENTO DESSE PRODUTO!

SOLICITAR ORÇAMENTO

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.