Segurança do trabalho: o que é um Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR?

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é um documento que define a política adotada pela empresa para gerir métodos de prevenção de acidentes em instalações consideradas potencialmente perigosas.

flickr.com / MTAPhotos O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é um documento que estabelece a política escolhida pela empresa para criar métodos de prevenção de acidentes em instalações julgadas potencialmente perigosas.

No PGR, é fundamental que sejam considerados o gerenciamento e avaliação de riscos, além de medidas de análises, consequências (em caso de eventuais acidentes), medidas de segurança, adoção de medidas paliativas, entre outros aspectos relacionados à segurança do trabalho.

As ações previstas no Programa de Gerenciamento de Riscos devem contemplar o ambiente como um todo, prevendo todas as situações que eventualmente podem acontecer e colocar em risco a integridade física dos funcionários e da população que vive nos arredores da empresa.

O Programa de Gerenciamento de Riscos deve conter:

– Auditoria;

– Informações sobre segurança;

– Riscos dos processos;

– Modificações;

– Manutenção do ambiente industrial;

– Operacionalização do trabalho;

– Capacitação do setor de Recursos Humanos;

– Gerenciamento da planta;

– Investigar e entender causas dos acidentes;

– Plano de ação de emergência.

 

 

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