Tipos de botas de segurança

Para a realização da grande maioria das atividades profissionais, os calçados de segurança são imprescindíveis e fazem parte do conjunto básico de equipamentos de proteção individual ou EPIs dos trabalhadores.

Assim sendo, quando houver qualquer tipo de risco de ferimentos na região dos pés, o uso dos calçados de segurança torna-se obrigatório.

Dependendo dos riscos impostos pela atividade a ser exercida pelo profissional, o modelo de calçado de proteção a ser utilizado pode ter inúmeras variações.

Para a realização de atividades cujos riscos de objetos pesados caírem sobre os pés dos trabalhadores sejam eminentes, torna-se necessária a adoção de modelos mais reforçados, sendo possível a utilização de calçados com bicos reforçados e solados de bi-densidade, inclusive.

Quando o risco oferecido pela atividade exercida for considerado baixo, calçado mais simples, como os que contêm bicos de plástico, já se tornam suficientes para a proteção dos trabalhadores.

Depositphotos.com/Changered Calçados de segurança oferecem proteção contra impactos, umidade, choques e agentes térmicos.

De uma maneira geral, os calçados e as botas de segurança se dividem (quanto à função) em:

  • Calçados para proteção contra impactos (quedas de objetos);
  • Calçados para proteção de pés e de pernas contra umidade;
  • Calçados para proteção contra respingos e contato direto com produtos químicos;
  • Calçados para proteção contra choques elétricos;
  • Calçados para proteção contra agentes escoriantes e cortantes;
  • Calçados para proteção contra agentes térmicos;

A confecção desses produtos pode variar de acordo com o fabricante, todavia, a maior divisão se dá por:

 

Os calçados de segurança se dividem em diversos modelos aptos a atender os riscos impostos por cada tipo de atividade. Para maior segurança dos profissionais, exija sempre do fabricante o certificado de segurança e aprovação emitido pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (MET).

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.