Trabalho em esgoto: conheça as características do macacão para saneamento

Um dos equipamentos de proteção individual mais importantes quando consideramos os riscos envolvidos em trabalho em esgoto é, sem dúvidas, o macacão para saneamento. Trata-se de um produto de extrema qualidade para profissionais que trabalham em infraestrutura de tratamento e distribuição de água, seja em funções de abastecimento, drenagem ou tratamento de resíduos de água. Existe, inclusive uma portaria nacional que trata do assunto, a número 762/2002.

O macacão para saneamento protege o trabalhador contra o contato com líquidos que eventualmente possam estar contaminados, como àqueles destinados ao tratamento de água. O item protege o contato de pés, pernas, braços, mãos e tronco de quem atua nessa área. Além disso, protege contra contato com ácidos detergentes e álcalis.

Características do macacão de saneamento para trabalho em esgoto

Listamos abaixo algumas das características principais do macacão de saneamento. Confira:

  • Capuz é fixo e ajustável ao rosto. Conta com elástico e velcro;
  • O fechamento duplo frontal tem um diferencial: a parte interna possui um zíper. Já na parte externa, o fechamento é feito por carcela e botões de pressão, que podem ser metálicos ou plásticos;
  • Conta com bolsão interno com altura que cobre do abdômen ao peito;
  • As mangas são longas e pode (depende do modelo) contar com luvas em PVC, que por sua vez são soldadas nas extremidades do macacão de saneamento;
  • Também fabricadas em PVC, as botas complementam o kit completo e são soldadas na barra das pernas.
  • A cor amarela é a mais comum quando falamos nesse tipo de equipamento de proteção individual e tem um bom motivo para isso: o trabalhador que utiliza o macacão é facilmente identificado, mesmo em ambientes com pouca luz natural, como em redes de esgoto ou unidades de tratamento de água.

Outros EPIs que também podem fazer parte do dia a dia do trabalho em esgoto:

Fatores de risco: quais são os principais evitados com o uso do macacão para saneamento?

Além do contato com líquidos contaminados, o macacão também protege contra oxigênio atmosférico insuficiente, gases e/ou vapores perigosos e ainda contato com substâncias reagentes. Trata-se de um EPI que também protege contra algumas doenças conhecidas pelo público em geral, como hepatites, dermatites e leptospirose.

Fale com quem entende do assunto

A EPI Tuiuti trabalha com equipamentos de proteção individual há anos e tem um estoque completo, com centenas de opções para você que precisa de macacão para saneamento, óculos de proteção, botas de PVC e muitos outros itens que protegem o trabalhador contra riscos biológicos, químicos ou físicos.

Você sabe que pode contar com a EPI Tuiuti desde o primeiro contato. O atendimento é personalizado e especializado para que você não tenha quaisquer dúvidas sobre a qualidade dos produtos. Tudo o que você precisa saber a respeito da utilizado dos EPIs, formas de conservação e muito mais, é só perguntar.

E faça isso hoje mesmo. Ou melhor, agora mesmo! CLIQUE AQUI para enviar o seu e-mail a nossa equipe comercial. Caso prefira telefonar, o número da central é (11) 2090-2988.

Crédito: gabort71 / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

RECEBA UM ORÇAMENTO DESSE PRODUTO!

SOLICITAR ORÇAMENTO

Mais Artigos Relacionados

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed mollis nibh eros, non porta turpis posuere sed. Pellentesque porttitor elit erat, et consequat purus scelerisque eget. Cras nec libero at magna fringilla dictum.